terça-feira, janeiro 19, 2021
  • Curta nossa Página no Facebook!
  • Siga-nos no Twitter!
  • Siga-nos no Instagram

Há 42 anos unindo gerações na defesa da Educação Pública e da Democracia
Há 42 anos unindo gerações na defesa da Educação Pública e da Democracia
  • Início
  • A Apruma
  • Filie-se!
  • Grupos de Trabalho
  • Convênios
  • Links
  • Notas Públicas
  • Áudios
  • Fale com
Menu Button
Há 42 anos unindo gerações na defesa da Educação Pública e da Democracia
  • Curta nossa Página no Facebook!
  • Siga-nos no Twitter!
  • Siga-nos no Instagram

Publicações Andes-SN

  • Revista Universidade e Sociedade (clique na imagem):

 

  • Cartilha Financiamento das universidades:

 

  • Cartilha C & T:

 

  • 100 Anos da Reforma de Córdoba:

 

  • Cartilha Assédio Moral:

 

  • Cartilha Marco Legal C&T:

 

  • GTPE: Contrarreforma do Ensino:

 

Cartilha GTPCEGDS:

 

 

 

Facebook

Twitter

aprumasecaosindical

17 de janeiro de 2021: Um dia histórico na luta c 17 de janeiro de 2021: Um dia histórico na luta contra a Covid19 e para o serviço público brasileiro

Neste domingo, Mônica Calazans, 54 anos, mulher negra, enfermeira e servidora pública da linha de frente do combate à Covid19 no estado de São Paulo, foi a primeira brasileira em solo nacional a receber a primeira dose da CoronaVac, imunizante fabricado pelo Instituto Butantã em parceria com o laboratório chinês Sinovac que, horas antes, havia recebido aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil, juntamente com o imunizante da AstraZeneca, que deverá ser fabricado no país pela Fiocruz em parceria com a universidade de Oxford. As duas vacinas, portanto, são resultado direto dos trabalhadores do serviço público tanto na Fiocruz quanto no Butantã.

O professor Bartolomeu Mendonça, presidente da Apruma seção Sindical, lembra que o Brasil é referência na produção e distribuição de vacinas na América Latina “Esta expertise, patrimônio do povo brasileiro, demonstrou mais uma vez sua capacidade, mesmo enfrentando um governo anticiência e genocida, de reunir as condições para imunizar a população. Isto só está sendo possível graças às instituições públicas, aos servidores públicos e aos financiamentos públicos, agora tão ameaçados e atacados, tanto pelas corporações privadas, governos e mídia neoliberal. Precisamos ter forças, reagir a garantir os serviços públicos com financiamentos públicos, com acesso universal, prestados por servidores públicos, com autonomia, servindo ao conjunto da sociedade, sobretudo os setores mais excluídos. Nossa capacidade de reunir a população em torno do enfrentamento desse desgoverno, responsável pela situação de morte, a exemplo do que agora ocorre em Manaus, será vital na construção de alternativas contra a privatização da saúde e nossa própria vida”, alerta ele.

Confira, no nosso site, os graves riscos que a proposta de reforma administrativa que tramita no Congresso traz a todo este esforço dos servidores públicos brasileiros.
O Setor Administrativo da APRUMA retomou suas ativ O Setor Administrativo da APRUMA retomou suas atividades de atendimento junto aos docentes da UFMA nesta segunda-feira, 4 de janeiro de 2021, após o recesso de final de ano.

O atendimento jurídico, realizado sempre às quartas-feiras, e que vem sendo feito de modo virtual durante a pandemia da Covid19, entretanto, seguirá em recesso até 20 de janeiro, sendo retomado, através de agendamento junto à Secretaria da Apruma, no próximo dia 27.

A Assessoria Jurídica, como sempre, segue o recesso forense de tribunais, fóruns e demais órgãos do Judiciário.

Para agendar seu atendimento, o/a professor/a filiado/a deve procurar a Secretaria da Apruma. Acompanhe na imagem como proceder para efetuar seu agendamento.
Quadro grave de ataques às universidades, institu Quadro grave de ataques às universidades, institutos e demais instituições de ensino e pesquisa públicas federais!

Aproximadamente vinte instituições tiveram sua autonomia e processo democrático de escolha de seus dirigentes vilipendiados por Bolsonaro e seus asseclas que assaltaram o ministério da Educação! Mesmo na UFMA o processo de consulta à comunidade não foi respeitado, com a vice-reitoria estando ocupada pro quem não foi escolhido pelo conjunto da comunidade acadêmica!

O @andes.sindicatonacional luta em defesa da autonomia universitária, prevista no artigo nº 207 da Constituição Federal, e pelo fim da lista tríplice enviada ao MEC e ao Presidente da República para confirmação da nomeação, com eleição direta dos dirigentes das instituições pelos membros da comunidade, consolidando assim a democracia e o princípio constitucional da autonomia universitária.
A Apruma deseja a toda a classe trabalhadora uma ótima passagem de festas de confraternização de final de ano, e renovadas energias para nossas vitórias em 2021!
Mais uma vez, a pressão dos sindicatos e moviment Mais uma vez, a pressão dos sindicatos e movimentos de luta pela Educação Pública conseguiram reverter mais um ataque ao Fundeb, o Fundo de Financiamento da Educação Básica.

Depois de conseguirem aprovar a Emenda Constitucional do Fundeb permanente, os defensores da Educação Pública viram a Câmara se aliar a escolas privadas para desviar recursos para esse setor.

Com muita luta, conseguiu-se reverter o jogo no Senado. Mas, o retorno do Fundeb 100% público fez o texto voltar à Câmara dos Deputados para nova análise.

A pressão deve ser novamente sobre os deputados federais, para que não alterem o texto vindo da outra Casa: veja no nosso site como participar desta batalha!
Prossegue durante esta quarta-feira, 16 de dezembr Prossegue durante esta quarta-feira, 16 de dezembro, plebiscito iniciado na terça-feira, 15, entre os docentes das universidades federais do Ceará (UFC, UFCA e UNILAB) filiados à ADUFC, cuja consulta diz respeito ao seguinte tema: “A ADUFC-Sindicato deve tornar-se seção sindical do Andes?“.

 O processo de consulta vem sendo desenvolvido de forma online em razão da pandemia do Coronavírus.

A Apruma Seção Sindical já manifestou seu apoio ao plebiscito, que tanto reforça o caráter soberano das decisões da categoria, quanto colabora para sua unidade.

Neste sentido, reforçamos o teor da Nota do Andes Sindicato Nacional, que explica seus métodos, reafirma sua independência e saúda a decisão dos docentes do Ceará pela consulta. Confira a íntegra do documento do nosso sindicato no site da APRUMA Seção Sindical!
Confira mapa que traz as intervenções nas Insti Confira mapa  que traz as intervenções nas Instituições Federais de Ensino Superior de todo o Brasil. Participe da Campanha Reitor/a eleito/a é reitor/empossado/a! 

Compartilhe nossos posts durante a semana e marque o ANDES Sindicato Nacional e a APRUMA em suas publicações!
PLENÁRIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO Quarta-feira, dia PLENÁRIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO
Quarta-feira, dia 16 de dezembro, 18h

Inscreva-se antecipadamente para este webinar:
https://t.co/BkehHTQkRO

Após a inscrição, você receberá um e-mail de confirmação contendo informações sobre como entrar no webinar.
Dando sequência ao seu projeto de destruição da Dando sequência ao seu projeto de destruição da Educação Pública, o governo Bolsonaro vem centrando fogo tanto de forma ampla como atacando especificamente os trabalhadores do setor, a exemplo do que vem fazendo também na Saúde: ao encontrar obstáculos, resistências e pressão para exercer seus ataques em plano macro, o governo dá sequência, quando não no “atacado”, com as ofensivas no “varejo”.

No caso da Saúde, por exemplo, com a repercussão negativa da privatização das Unidades de Saúde (o que fez com que a sociedade se unisse na defesa do SUS), o governo  vem tocando seu projeto sem grandes alardes. Dessa forma, vem destruindo políticas como as de saúde mental e de combate e prevenção ao HIV, como vimos recentemente. Portanto, é necessário seguir na resistência e defesa tanto das políticas globais quanto ter muita atenção para o que vem acontecendo nos casos mais específicos.

Na Educação não é diferente: acompanhe no nosso site as últimas medidas para tentar acabar com a pesquisa e a extensão na rede federal de educação, bem como informações que nos instrumentalizam nesta batalha! Isto é urgente!
Já parece uma tradição macabra de final de ano. Já parece uma tradição macabra de final de ano. Toda vez que chega esse período, a comunidade resistente do Cajueiro, na Zona Rural da Ilha do Maranhão, que luta para ser mantida em suas terras ante o conluio de governos, poderes e corporações para ali construir um mega terminal de porto privado com capital chinês, sofre com ameaças de novas derrubadas de casas e expulsões.

Seu João Germano (foto), símbolo da resistência, conhecido como Seu Joca, um dos mais antigos habitantes da porção da Praia de Parnauaçu, no Cajueiro, local onde se pretende erguer o porto, é, novamente, a bola da vez, justamente por ser um dos que mais resiste ao final de sua história na região.

A Apruma, que apoia a luta da comunidade e faz o acompanhamento desta História através de seu Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA/Apruma), conclama os que defendem o meio ambiente em São Luís e o direito à moradia dos que habitam o Cajueiro desde tempos imemoriais, e orienta a todos e todas que compartilhem as informações que estão de forma mais completa nesta matéria em nosso site, repassadas pelo Coletivo de Comunicação em Apoio ao Cajueiro, como forma de defender o direito daquela comunidade tradicional a permanecer em seu território. 
 
Acesse e compartilhe!
#CajueiroResiste
Retorno presencial só com vacina! Em Assembleia, Retorno presencial só com vacina!

Em Assembleia, docentes da UFMA avaliam semestre com ensino híbrido durante a pandemia e analisam determinação do MEC pelo retorno presencial - veja matéria completa no site da APRUMA, link na bio!
#CajueiroResiste! Em setembro deste ano, o presid #CajueiroResiste!

Em setembro deste ano, o presidente do Conselho Nacional Nacional de Direitos Humanos (CNDH) encaminhou ofício ao embaixador da República Popular da China no Brasil para “manifestar preocupação em relação às graves e recorrentes situações de violação de direitos humanos contra a Comunidade Tradicional de Cajueiro”, onde uma megacorporação daquele país, juntamente com parceiros brasileiros, pretende instalar um terminal portuário.

Quem nos relata o envio do documento é o professor Horácio Antunes, do Departamento de Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Maranhão, que acompanha a questão através do Grupo de Estudos: Desenvolvimento, Modernidade e Meio Ambiente (GEDMMA/UFMA). Horácio faz parte ainda da atual gestão da APRUMA e coordena o Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA/Apruma), meio pelo qual nosso sindicato também acompanha e apoia a resistência da comunidade na defesa de seus direitos.

O professor ressalta a relevância do alerta feito pelo CNDH, na busca de ampliar o diálogo entre os dois país no sentido de assegurar os direitos de pescadores, agricultores, artesãos e outros trabalhadores que residem no local. Ele destaca que, atualmente, neste processo de resistência que já dura anos, “estão ocorrendo iniciativas por parte do TUP Porto São Luís (nome dado ao projeto que se pretende instalar) no sentido de aumentar a pressão para que seja dada continuidade à desapropriação de casas e terrenos daqueles que lutam por seus direitos territoriais e humanos“.

Em relação a isso, o professor classifica como fundamental a retomada da luta em defesa da comunidade, com o fortalecimento dos Guardiões do Cajueiro (grupo local que resiste ao empreendimento) e das Raízes dos Cajueiro (grupo de anciões locais que simbolizam a resistência e a luta pelo território). Para tanto, ele convoca:

 “Conclamamos as organizações populares,  e todos aqueles comprometidos com a justiça e com a causa dos mais vulnerabilizados que se unam aos Guardiões do Cajueiro e se mobilizem para contra esse ataque à comunidade".

O relato completo pode ser acessado vendo esta matéria em nosso site!
Em defesa da vida e da autonomia universitária! Em defesa da vida e da autonomia universitária!

Tendo em vista o anúncio feito pelo MEC neste início de dezembro, determinando o retorno presencial a partir do início de janeiro sem qualquer providência sanitária em relação à Covid19, numa clara afronta à autonomia universitária e pondo em risco a comunidade universitária em todo o país (a medida não avançou graças à resistência da comunidade científica), a Apruma convoca Assembleia Geral para a próxima quarta-feira, dia 9, para que professores e professoras discutam providências sobre o assunto, bem como avaliem como tem se dado as medidas relacionadas ao assunto até aqui.

Dada a urgência da pauta, é fundamental a participação dos docentes da UFMA! 

Veja no nosso site o Edital de Convocação da Assembleia Geral,  com orientações sobre como assegurar sua presença neste evento deliberativo que será realizado de modo remoto!
Em defesa da vida e da autonomia das universidades Em defesa da vida e da autonomia das universidades e institutos federais! Contra o autoritarismo e a ameaça à vida que representa a determinação do governo Bolsonaro de retorno das atividades presenciais sem garantia ALGUMA de segurança sanitária para docentes, discentes, técnicos e terceirizados em meio à pandemia da #Covid19!

Todas e todos à Assembleia Geral da APRUMA para tirar posição sobre o assunto!

Dia 9 de dezembro,  às 16h, no meio virtual a ser previamente divulgado:
Professor e professora da UFMA,  entre logo em contato com os canais da APRUMA para manifestar seu interesse em participar e assim receber o link de acesso à sala virtual no dia da Assembleia!
Resistir é preciso! Viver é preciso! #apruma42an Resistir é preciso! Viver é preciso!
#apruma42anos 
Sigamos na resistência, professora @josefabatistalopes
Referência construída nas lutas! #apruma42anos Referência construída nas lutas!
#apruma42anos
Vida longa à APRUMA! 💪🏿😊 #apruma42anos Vida longa à APRUMA! 💪🏿😊
#apruma42anos
A senhora é parte desta construção e desta luta A senhora é parte desta construção e desta luta, professora @evilabribeiro 
#apruma42anos
Sigamos, professora Ana Paula! Sigamos, professora Ana Paula!
Quanta honra, professor @agostinhoramalhomarques Quanta honra, professor @agostinhoramalhomarques 
#apruma42anos
Load More... Follow on Instagram

Filie-se!

  • Curta nossa Página no Facebook!
  • Siga-nos no Twitter!
  • Siga-nos no Instagram
  • Artigos
  • Eventos Acadêmicos
  • Legislação e Resoluções UFMA
  • Agenda Sindical
| Designed by: Theme Freesia | WordPress | © Copyright All right reserved
Top