Nota de Solidariedade ao professor Jesus Marmanillo Pereira

A Diretoria da APRUMA – Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional manifesta apoio e solidariedade ao Prof. Jesus Marmanillo Pereira, que declara ter sofrido ameaças nas suas redes sociais.

O Prof. Jesus, ex-diretor de Interiorização da APRUMA, ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Sociologia do Campus Imperatriz e conselheiro da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos no biênio 2015-2017, expôs quadro preocupante de ameaças que vem sofrendo de um colega de trabalho por meio de vários aplicativos de mensagens. Verificamos que são mensagens com teor explícito de ameaça e intimidação, com insinuações de convites para resolver contendas pela força física.

Dentre as postagens ameaçadoras, destacam-se as que o intimidador teria usado de palavrões inomináveis para qualificar o Prof. Jesus e que teria dito que ele procurasse alguém do seu tamanho e lhe enviado a localização para que fosse ao seu encontro para resolver a suposta desavença “como homem”.

A Diretoria da APRUMA torna pública a situação e dá todo apoio ao Prof. Jesus, com preocupação dos desdobramentos de tais ameaças, vez que no passado ocorreu caso em que professor perdeu sua vida em conflitos aparentemente insignificantes. Faz-se urgente que os órgãos de segurança do Estado acompanhem o caso.

Destaca, ainda, que em tempos de apologia ao fascismo e à cultura da violência é imprescindível que sejamos atentos a comportamentos violentos e ameaçadores para que não se naturalize a resolução de conflitos pelo uso da violência física ou do cancelamento moral de quem quer que seja.

Todo apoio ao professor Jesus Marmanillo!

 

São Luís, 22 de abril de 2022

 

Diretoria da APRUMA – Seção Sindical

Gestão 2022-2024