Perspectivas e preocupações sobre o retorno presencial: Apruma apresenta questionamentos e convida comunidade a se envolver no tema

  • Acompanhe as preocupações, dúvidas e incertezas – e também as experiências – que marcam o tema do retorno presencial às atividades acadêmicas. O material foi reunido no seguinte documento pela Diretoria da Apruma, que solicita ainda envolvimento de todos e de todas neste delicado e necessário assunto:

    O COLUN/UFMA RETORNOU COM AULAS PRESENCIAIS E TEM SEU PROTOCOLO DE SEGURANÇA. E O ENSINO SUPERIOR DA UFMA?

    Estamos a menos de 30 dias de alguma forma de retorno presencial do Ensino Superior na UFMA, marcado pela Administração para acontecer a partir de 11/04/2022, e nenhum documento sobre as medidas sanitárias de prevenção da COVID-19 foi divulgado com relação às atividades presenciais de Graduação e Pós-graduação.

    Recentemente, a UFMA lançou o documento “MEDIDAS PARA REDUZIR O RISCO DE TRANSMISSÃO DA COVID-19 NO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO” (veja abaixo link para acesso), em que apresenta o protocolo de segurança e diretrizes pedagógicas de retorno presencial das aulas no COLUN, que já está acontecendo INTEGRALMENTE.

    O documento do Colégio Universitário foi organizado com a participação da Comissão de Protocolo de Segurança Sanitária do COLUN e de estudantes, técnicos, professores e especialistas, com revisão final do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município de São Luís. Foram aproximadamente três meses de trabalho, com aprovação da proposta final pelo Conselho Diretor do COLUN.

    O documento traz orientações sobre reorganização do espaço físico, horários de entrada e saída, sinalização dos corredores, orientação dos fluxos de pessoas, limpeza do ambiente e superfícies, uso obrigatório de máscaras, distanciamento físico, higiene das mãos e etiqueta sanitária.

    O uso de máscaras é obrigatório a todos os membros da comunidade escolar do COLUN e para visitantes em todo o tempo de permanência deles nas dependências da escola. Foram recomendadas as máscaras de tecido (preferencialmente de 3 camadas), cirúrgicas e PFF2 – que não serão disponibilizas pela UFMA.

    A medida da temperatura corporal com termômetro digital infravermelho é realizada, pelo Agente de Portaria, em todos os alunos, servidores e visitantes na entrada da Escola.

    Alunos/as ou servidores/as com sintomas gripais são orientados a não comparecer à escola. A entrada das turmas acontece em horários diferentes e não é permitida a permanência de alunos em espaços da escola após finalizadas as atividades programadas, de forma a evitar aglomeração. O lanche dos alunos é feito parte nas salas e parte no pátio e em horários distintos. É recomendado que todos portem suas próprias garrafas de água. Todas as turmas têm álcool a 70% para higienização das mãos. Não ficou decidida a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacina, embora os participantes concordassem de sua necessidade.

    E as demais unidades e subunidades da UFMA?

    As poucas experiências de retorno presencial do Ensino Superior da UFMA têm acontecido principalmente na Área da Saúde, a partir de decisões colegiadas de Subunidades Acadêmicas. Foi disponibilizado álcool a 70%, máscaras e protetor de face, em setembro de 2020, para o retorno presencial de professores e alunos de Estágio de Cursos da Graduação da Saúde.

    Reuniões colegiadas de Cursos de Graduação e Pós-graduação acontecerão ao longo das próximas semanas para deliberações sobre o retorno presencial integral das aulas.

    Incertezas

    Todavia, até esse momento, não se sabe se haverá álcool a 70% em todos os ambientes de todos os campi; se os Restaurantes Universitários voltarão a funcionar; se os laboratórios, demais espaços de aulas e banheiros terão condições de uso; se os ônibus irão circular no Campus de São Luís e se haverá exigência de comprovante vacinal para professores, técnicos e discentes e como esse controle será feito.

    Quando poderá acontecer o retorno presencial integral no Ensino Superior é a dúvida que não se encontra quem possa responder.

    É preciso o envolvimento da comunidade acadêmica nesse assunto – confira algumas experiências sobre retorno presencial na UFMA

    Nesse sentido, a APRUMA SEÇÃO SINDICAL está solicitando relatos de experiências e sugestões para retorno presencial integral, que poderão ser enviadas ao endereço de e-mail apruma.secretaria12@gmail.com

    Algumas delas já começam a nos chegar, e contribuirão para que as demais unidades e subunidades também se municiem de informações para pensar sobre o retorno, enquanto seguimos sem definição da Administração Superior sobre diretrizes em relação ao retorno. Essas experiências estarão disponíveis em nossos canais, como as que seguem abaixo: Participe e dê sua contribuição.

  • EXPERIÊNCIAS DE RETORNO PRESENCIAL – CHEFE DE DEPARTAMENTO DO CURSO DE MEDICINA III:

  • O QUE OS DEPARTAMENTOS TÊM DISCUTIDO SOBRE RETORNO PRESENCIAL – CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

  • O QUE OS DEPARTAMENTOS TÊM DISCUTIDO SOBRE RETORNO PRESENCIAL – CURSO DE QUÍMICA:

  • Confira o protocolo de retorno elaborado no COLUN/UFMA:

* CARTILHA (1)