Nota da Diretoria da APRUMA sobre ataques à LCH/Imperatriz: Somos Todos Vanda Pantoja e Moab Paiva

Nota da Diretoria da APRUMA – Seção Sindical do ANDES Sindicato Nacional – de repúdio e denúncia aos ataques que a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – UFMA Campus Imperatriz – sofreu em razão de temática de monografia elaborada no curso

 

A Diretoria da APRUMA expressa seu repúdio aos ataques de ódio e violência carregados de preconceitos, LGBTfobia e misoginia que sofreram o autor e a orientadora da monografia intitulada: “Corpo Bixa: masculinidades femininas e resistências em Imperatriz/MA”, do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas – Campus Imperatriz, ocorridos nesta quarta-feira, 24 de novembro de 2021, e presta sua irrestrita solidariedade e apoio ao estudante Moab Araújo Paiva e à professora Vanda Maria Leite Pantoja.

Diante das calúnias, falta de honestidade e má fé expressadas em uma campanha de desqualificação sobre a banca de defesa de monografia orientada pela professora Vanda Pantoja, a Diretoria da APRUMA repudia os atos criminosos que insistem em alimentar uma política de rapina e desestruturação do patrimônio público. Ao mesmo tempo, reiteramos nosso apoio e solidariedade à professora Vanda Pantoja e ao estudante Moab Paiva cujo trabalho é alvo orquestrado de um ataque promovido na rede social Instagram.

Pautados no espírito científico, acreditamos que todas as críticas e reflexões necessárias ao diálogo devem ter por base o conhecimento e a experiência da realidade local.  Nesse sentido, os ataques orquestrados por um usuário do Instagram, localizado no estado do Mato Grosso do Sul, e seu empenho para mobilizar a opinião pública, demonstra um ataque ideológico contra a Universidade Pública.

Destacamos, ainda, que é papel da ciência estudar os diversos fenômenos que se apresentam em nossa época e que pesquisa em relações de gênero e sexualidade não é aberração: é ciência séria e comprometida com a superação das opressões e desigualdades.

Somos todos e todas Vanda Pantoja e Moab Paiva.

 

São Luís, 24 de novembro de 2021

APRUMA – Seção Sindical