Acompanhe o debate Imperialismo, Cuba e os desafios para a América Latina

A Apruma realizou, na quinta-feira 16 de setembro, o debate Imperialismo, Cuba e os desafios para a América Latina, do qual participaram Américo Gomes, advogado ligado à luta pelos direitos humanos, anistiado político e dirigente da Liga Internacional dos Trabalhadores – LIT, e o professor John Kennedy Ferreira, do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA (DESOC/UFMA).

Abrindo os trabalhos, o professor Horácio Antunes, diretor de Dignidade Humana, representando toda a direção da Seção Sindical, agradeceu a presença de todos e de todas e passou a palavra à mediadora Ilse Gomes, também do DESOC/UFMA, que cumpriu a tarefa de substituir o professor Osvaldo Coggiola, que não pôde participar da atividade na qual representaria a Diretoria do Andes SN.

A mediadora então mais mais uma vez saudou a audiência e passou a palavra aos debatedores, iniciando por Américo Gomes, para quem, em contraposição ao outro debatedor, é fundamental ser solidário ao povo cubano em vez de emprestar solidariedade ao governo cubano, “assim como é fundamental ser solidário ao povo brasileiro em vez de ao governo brasileiro, ou ao povo chileno e contra o governo de Piñera”, expressou, elencando argumentos de sua posição no que considera contradições do governo da Ilha.

Para o professor John Kennedy Ferreira, por sua vez, “só há alternativa para a América Latina com a ruptura com o imperialismo, e é isso o que Cuba fez”, apontando então que, na sua posição, seria importante expressar apoio ao governo que se coloca como um anteparo ou um impedimento ao domínio imperialista.

O debate prosseguiu de modo a contemplar a diversidade de análises que, mesmo contrapostas, não tinham por objetivo subjugar a posição contrária, contribuindo dessa forma para tecer um painel sobre a conjuntura no continente, perpassando ainda questões como a feminina, a racial e a da diversidade sexual e a forma como elas são tratadas pelo governo e pelo povo cubanos.

Tudo foi acompanhado por uma atenta plateia formada por docentes e discentes, que participaram ativamente, tecendo comentários e questionamentos aos debatedores. Para a professora Ilse Gomes, a atividade se constituiu numa importante contribuição para que a categoria docente e a comunidade universitária possam se informar para se posicionar sobre este importante assunto.

A programação pode ser vista na íntegra no canal da Apruma no YouTube e ainda na exibição a seguir.