APRUMA – Nota de Agradecimento

A Apruma – Seção Sindical do Andes Sindicato Nacional – vem a público agradecer a todas e todos docentes, técnicos/as administrativos/as, discentes e a sociedade em geral, que se mobilizaram em torno da luta pelo cancelamento da 111ª Sessão Extraordinária, convocada para o dia 27/04/2021, com o objetivo de apreciar e votar proposta de alteração do Estatuto e do Regimento Geral da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Destacamos nessa luta a importante e competente atuação da Assessoria Jurídica da Apruma, que soube subsidiar a categoria com informações necessárias e acionar os mecanismos jurídicos corretos; o valoroso e ágil trabalho de divulgação realizado pela Assessoria de Comunicação da Apruma, de parceiros como a Rede Tambor e de toda a base do sindicato; o diligente esforço da equipe de Secretaria da Apruma.

Como resultado dessa mobilização, tivemos uma importante vitória política e jurídica, na garantia da democracia na UFMA. Essa vitória só foi possível porque muitos braços, mentes e vozes se entrelaçaram na defesa da universidade pública, laica, democrática e de qualidade social. Foi gratificante ver todos e todas engajados/as no desejo de barrar o autoritarismo e a tentativa de ajuste da UFMA às políticas ultraliberais, que vêm sendo propostas pelo governo Bolsonaro. Isso demonstra que a comunidade universitária está comprometida com a defesa da educação pública e com os processos democráticos de decisão sobre a nossa universidade.

Essa ação nos mobiliza e renova nossas energias e certezas de que nossa luta é imprescindível e nos impulsiona a continuá-la. Assim, conclamamos a nossa base a permanecer vigilante e participativa nas próximas etapas desse longo e intenso debate que será a instalação de um processo verdadeiramente democrático para pensar a UFMA – Uma Estatuinte.

APRUMA – Há braços e afetos na luta!!!