Solidariedade: Dia do Trabalhador marcado pelo combate à fome – veja como participar

A Apruma, juntamente com Sintect/MA (trabalhadores dos Correios), MST/MA, Stiu/MA (urbanitários), Sintrajufe (servidores do Poder Judiciário Federal e do MPU), Núcleo maranhense da Associação de Juristas pela Democracia (ABJD), União por Moradia Popular, CSP Conlutas, Sinasefe Maracanã, Agência Tambor, CUT e Sindsep, lançam nesta terça-feira, 20 de abril, a campanha COMIDA PARA QUEM TEM FOME.

O objetivo é arrecadar alimentos para as famílias dos trabalhadores mais atingidos pela pandemia, pelo desemprego, pelas reformas neoliberais e pela carestia, consequências nefastas de um governo central de viés autoritário e neoliberal que ataca a Constituição e os traços de bem-estar social do Estado Brasileiro.

A Campanha também procura abrir o diálogo com a sociedade sobre essas pautas e exercitar a solidariedade de classe. Esta sua primeira fase visa ainda à celebração do 1º de Maio do Trabalhador.

Como participar

A Campanha Comida Para quem Fome irá arrecadar alimentos a partir de 1kg por doador, que podem ser entregues no Solar Cultura da Terra Maria Firmina dos Reis, que funciona na rua Rio Branco, 420, Centro de São Luís (atrás da Caixa Econômica da Praça Deodoro).

Todas as doações das bases dos sindicatos e movimentos populares participantes podem ser deixadas lá, e serão posteriormente entregues para as famílias e feitos os registros. O Solar Cultural, aliás, já vem efetuando um trabalho exemplar nesse sentido desde o início da pandemia, distribuindo alimentos que já alcançaram centenas de maranhenses, a exemplo também de que outras unidades similares vêm realizando em outras regiões do Brasil.

Além de estimular sua base a participar, a Apruma orienta ainda aos docentes que compartilhem esta campanha entre familiares e colegas, para que mais doações sejam feitas e mais pessoas atingidas.

Para divulgação

Além do card que ilustra esta matéria, pode ser partilhado em grupos e redes o seguinte texto explicativo. Para fortalecer a Campanha, marque a Apruma em seus perfis ao divulgar este material.

*Comida Para Quem Tem Fome*

*- 1º de Maio Solidário -*

A *Campanha Comida Para Quem Tem Fome* é uma iniciativa dos movimentos sociais (sindicatos e movimentos populares) para arrecadar alimentos para comunidades e grupos em situação de vulnerabilidade social (uma parte será entregue ao Fórum de Segurança Alimentar e o restante será destinado a iniciativas diversas que serão posteriormente divulgadas).

A primeira etapa da Campanha acontece de *20 a 30 de abril* e você participa doando *a partir de 1 kg de alimento não perecível*.

Sua doação pode ser entregue no *Posto Central de Coleta*:
– *Solar Cultural da Terra – Rua Rio Branco nº 420, Centro*, próximo à Praça Deodoro, ao lado da Caixa Econômica.

Ou também em outro posto de arrecadação oferecido pelas entidades promotoras da Ação, que serão amplamente divulgados por cada uma delas.

Se a sua entidade quer participar, pode aderir a qualquer momento.

Qualquer dúvida, entre em contato com uma das entidades promotoras ou pelo email *campanhacontraafome@gmail.com*

A primeira etapa da Campanha marca o *1º de Maio Solidário*, em comemoração ao *Dia dos Trabalhadores e Trabalhadoras*, porque, embora quase todas as categorias enfrentem muitas dificuldades e ataques nesse momento, sabemos que *a solidariedade é irmã da luta*. E estamos de mãos dadas para combater a fome e a injustiça social.

*Atenção! A Campanha continua com novas etapas a cada mês e vamos precisar de todo mundo*.