Estrutura Agrária e Disputa Territorial no MA: confira na íntegra

No último dia 25 de março, em mais uma ação unificada, a Apruma, através do seu Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA) uniu-se novamente à Jornada Universitária pela Reforma Agrária (JURA), como já aconteceu diversas vezes ao longo da história.

Desta vez, realizaram juntas a mesa redonda Estrutura Agrária e Disputa Territorial no Maranhão que, em tempos de coronavírus, foi transmitida ao vivo pela Internet.

Foram convidados para fazer o debate a professora Roberta Figueiredo, do Departamento de Geografia da UFMA, e o professor Welbson Madeira, do Departamento de Economia/UFMA.

A ação contou com uma boa audiência na transmissão ao vivo, formada pela comunidade da UFMA, tanto de São Luís como do continente, e também da UEMA, do IFMA, do CEUMA, de órgãos públicos, de escolas públicas de Ensino Médio, da CPT, do MST, de movimentos populares e sindicais, de universidades do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e de São Paulo.

A íntegra da atividade já está disponível no Canal da Apruma no YouTube, e segue também linkada ao final desta matéria.

Como informado pela coordenação do GTPAUA/Apruma na última assembleia do Sindicato, além da realização da mesa temática, o GTPAUA e a JURA partilharão outras atividades, como o lançamento do Caderno de Conflitos no Campo, elaborado anualmente pela Comissão Pastoral da Terra. A data do lançamento será divulgada tão logo definida pelos promotores.

Para acompanhar as discussões da Mesa Temática, confira a seguir: