UFMA promove live com alerta sobre Covid19

A Administração Superior da Universidade Federal do Maranhão realizou, nesta terça-feira, 2 de março, uma importante transmissão ao vivo no canal da UFMA no YouTube (acompanhe abaixo), com a participação do professor e infectologista Antônio Augusto Moura da Silva, que foi acompanhado ainda por diversos membros da Administração Superior e do corpo docente da Universidade.

Durante a live, o professor Antônio Augusto chamou atenção para a baixa testagem ainda recorrente no Maranhão, bem como a notificação atrasada das causas das mortes, o que dificulta o dimensionamento da calamidade.

Ele alertou ainda para a situação crítica da disseminação da Covid19 no Estado, bem como para o quadro do que classificou de iminente colapso da rede hospitalar pública e privada no Maranhão. A perdurar a situação, analisou o professor, dentro de um mês haverá fila de pacientes à espera de leitos de terapia intensiva (UTI), bem como para leitos de enfermaria, apontando o esgotamento das vagas da rede hospitalar.

Covid19: Brasil enfrenta seu pior momento

Na mesma data em que acontecia a transmissão, o país assistia perplexo ao seu pior dia da pandemia até aqui, com mais de 1700 mortes num intervalo de 24h, como registrou a Apruma. Já nesta quarta-feira, o número foi ainda maior: 1910 vítimas.

Nesta quarta (dia 3), o governo do Maranhão anunciou a intensificação das medidas de restrição de circulação de pessoas numa tentativa de conter a disseminação. Como registrado pelo Andes Sindicato Nacional e pela Apruma Seção Sindical, medidas paliativas neste momento não dão conta de enfrentar um problema desse tamanho, sendo necessário e urgente um lockdown rigoroso e nacional, acompanhado de medidas que possibilitem a população o seu cumprimento (veja AQUI).

O professor Bartolomeu Mendonça, presidente da Apruma, ressalta a importância da atividade desenvolvida pela UFMA nesta terça-feira. “É uma forma, também, de a Universidade contribuir efetivamente para tentarmos compreender a situação pela qual passamos, além de servir de alerta para a população”, disse, acrescentando que espera que a Universidade também adote medidas mais rígidas que contribuam no sentido de evitar a disseminação da Covid19. Nesta quarta-feira, a UFMA anunciou a intensificação do atendimento administrativo remoto, além de outras medidas que restringem a circulação de pessoas em suas dependências, especialmente entre 5 e 26 de março (confira AQUI).

A APRUMA coloca-se, como sempre esteve, à disposição para contribuir no que for preciso neste momento, e orienta a toda a comunidade que assista atentamente à transmissão realizada pela Universidade, bem como compartilhe o vídeo do evento realizado nesta terça-feira. Acompanhe: