Fora Bolsonaro: Diretoria da APRUMA reforça o chamado para as manifestações em defesa da democracia – veja Nota

Nota da Diretoria da APRUMA – Seção Sindical

“Fora Bolsonaro: Diretoria da APRUMA reforça o chamado para as manifestações em defesa da democracia”

A Diretoria da APRUMA, desde os primeiros ataques aos trabalhadores e dos atos do governo Bolsonaro contra o povo brasileiro, quilombolas, indígenas, sua política contra a ciência, os serviços públicos e os crimes contra o meio ambiente tem pautado que chega desse governo, que já é tempo de Fora Bolsonaro 

O cenário de desigualdade no Brasil, pela pandemia e aprofundado pelo governo de extrema-direita, tem provocado uma grande catástrofe política, econômica e sanitária. São mais de 211 mil mortos no país e 8 milhões e meio de contaminados (fora os casos subnotificados). Esse número poderia ser amenizado se tivéssemos uma política nacional responsável, fundamentada na ciência e defesa da vida.

Apesar da importante vitória para a ciência e para o enfrentamento da pandemia com a primeira vacinação no dia 17/01, avaliamos que é necessária a continuidade de uma ampla campanha em defesa da vida com vacinação gratuita para todos(as) e  garantia de universalização à saúde pública de qualidade. 

O governo Bolsonaro sabota as medidas sanitárias, retira recursos para o combate à pandemia, além de cometer vários crimes institucionais e agressões à democracia. É incompetente diplomaticamente para garantir o fornecimento necessário de vacinas. O processo de impeachment de Bolsonaro é fundamental diante do cenário de barbárie vivenciado por milhões de brasileiros, sobretudo aqueles que estão desempregados ou na informalidade.  

Várias cidades e estados brasileiros estão se articulando em Frentes pelo impeachment, Fora Bolsonaro, vacinação para todos, defesa do Sistema Único de Saúde e em defesa da democracia. Acreditamos que nesse momento a unidade das organizações de esquerda é fundamental para a defesa da vida do povo brasileiro. 

Desse modo, a Diretoria da APRUMA reafirma sua posição de denúncia desse desgoverno e conclama toda categoria docente da UFMA para participar (com todos os cuidados necessários) dos atos articulados pela Frente. 

Calendário: 

São Luís – MA: Sexta, dia 22/01, a partir das 16h na Praça Maria Aragão;

Sábado, dia 23/01, 16h carreata com concentração na Praça Maria Aragão.

– Fora Bolsonaro! Impeachment já! Vacinação gratuita para todos(as) já! 

São Luís, 21 de janeiro de 2021

Diretoria da APRUMA – Seção Sindical

Gestão 2020-2022