Apruma há 42 anos “Unindo gerações na defesa da Educação Pública e da Democracia”

A Apruma completa 42 anos nesta terça-feira, 1º de dezembro. Para marcar o acontecimento, a Seção Sindical do Andes-SN lança nesta véspera, 30 de novembro, a identificação visual de comemoração, como pode ser visto acima.

Corajosamente criada durante a ditadura militar, a Apruma tem em seu DNA a luta em defesa da democracia e da Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade Socialmente Referenciada. Ambas seguem fortemente atacadas nestes tempos, reforçando a importância de instituições como esta, que representa os professores e professoras da Universidade Federal do Maranhão.

Estando presente em boa parte das lutas do Maranhão e do país em todo este tempo, juntamente com o Andes Sindicato Nacional, a Apruma nunca se esquivou de suas convicções classistas e de suas relações com os movimentos sociais populares, imprescindíveis num estado como o nosso.

Mais que palavras, esta História de vida e de luta está registrada no documentário do professor e cineasta Murilo Santos, “Apruma – 40 anos de lutas e conquistas”, produzido por ocasião dos 40 anos da organização do movimento docente na UFMA, e que pode ser visto abaixo.

10º Conad Extraordinário do Andes

Coincidentemente, também neste 1º de dezembro acontece o 10º Conad Extraordinário do Andes-SN, no qual a nova diretoria do Sindicato Nacional tomará posse.

Em Assembleia, foram eleitas para representar a Apruma as professoras Célia Martins (delegada), Silvana Martins e Maria Francisca (observadoras). Em razão da Covid19, o evento acontecerá via Internet a partir das 16h. Ás 18h, haverá live de Chico César, que poderá ser acompanhada por todos e todas nos canais do Andes Sindicato Nacional:

Sem dúvida, um bom estímulo para seguirmos nas nossas lutas tão urgentes! Acompanhe: basta acessar esses canais a partir das 18h deste histórico Dia Primeiro.