Assembleia aprova contas da Apruma e elege representantes ao 10º Conad Extraordinário

A Assembleia Geral Online realizada pela Apruma nesta segunda-feira, 23 de novembro, teve como principais pontos de pauta as discussões sobre o 10º Conad Extraordinário do Andes Sindicato Nacional e a apreciação e deliberação sobre as contas da Seção Sindical no último período da gestão anterior e no primeiro semestre deste ano. Foi feita ainda a eleição de representantes ao Conad e dados informes pelos presentes.

Informes – situação do Amapá não foi esquecida

Durante os informes, o professor Claudio Mendonça chamou atenção para a calamidade do apagão no Estado do Amapá. Nesta quarta-feira, 24, o governo anunciou o restabelecimento energético, mas não é a primeira vez que isso acontece sem que a situação tenha sido normalizada. Mendonça destacou o avanço da pandemia do coronavírus em meio ao caos provocado pela falta de energia elétrica, e a necessidade de se expressar solidariedade tanto política quanto materialmente aos habitantes do Estado.

Já a professora Sirliane Paiva, alertando para um item importante da pauta local, lembrou aos docentes a necessidade de se atentar para o planejamento do próximo semestre letivo, ante a perspectiva da Universidade em manter a modalidade híbrida para o ensino sem que se tenham cumpridos os compromissos assumidos com a comunidade acadêmica para sua adoção ainda no atual período. Como exemplo, a exposição de estudantes e docentes da área da Saúde que desenvolvem atividades práticas em meio à pandemia. Ela sugeriu que a Apruma discuta o assunto de forma ampla com a comunidade. O professor Bartolomeu Mendonça, presidente da Seção Sindical, encarregou-se, então de levar a solicitação para a Diretoria.

Horácio Antunes, professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da UFMA, membro da diretoria da Apruma e coordenador do Grupo de Trabalho de Política Agrária, Urbana e Ambiental (GTPAUA/Apruma), convidou os presentes para a roda de conversa promovida pelo GTPAUA e que acontece às 19h desta terça-feira, 24, de modo virtual, para discutir a gestão das águas e o marco regulatório do saneamento (veja detalhes aqui).

10º Conad Extraordinário do Andes-SN

Sobre o 10º Conad do Andes Sindicato Nacional que acontece no próximo dia 1º de dezembro, o professor Bartolomeu Mendonça lembrou que, como este fórum terá pauta única e diz respeito à posse da nova diretoria do Sindicato para o biênio 2020-2022, a discussão não se alongaria, e que a diretoria indicava o nome da professora Célia Martins para delegada e que, além dela, era facultada a indicação de dois observadores (atuando também como suplentes em caso de impedimento da delegada)  para acompanhar o evento.

A Assembleia referendou o nome da professora Célia e indicou as professoras Silvana Martins e Maria Francisca da Silva como observadoras.

Contas da Apruma

Por fim, passou-se à análise das contas da Seção Sindical dos dois últimos períodos:

  1. Julho a dezembro de 2019, referentes à gestão anterior;
  2. Janeiro a junho deste ano, já na gestão atual.

O professor Antonio Joaquim Pereira Filho, membro do Conselho Fiscal da Apruma (que conta também com a professora Conceição Lobato e o professor Orlando Oscar Rosar) apresentou, primeiramente, o parecer sobre as contas do primeiro período analisado. Para que os participantes pudessem analisar sobre o que decidiriam, a Apruma enviou as movimentações financeiras juntamente com a Convocatória da Assembleia para os e-mails dos docentes cadastrados no Sindicato.

O professor Joaquim apontou que o Conselho constatou conformidade entre os comprovantes apresentados e a movimentação bancária. Ele também salientou que os gastos estão de acordo com o previsto no Plano de Lutas da entidade, de forma que os conselheiros emitiram parecer favorável à aprovação das contas desse período, submetido agora à Assembleia, que referendou, por unanimidade, o parecer apresentado.

Sobre o período subsequente, também foi constatada conformidade em relação aos aspectos citados acima, bem como em relação às normas e preceitos contábeis. O professor Joaquim aproveitou, então, para destacar, em nome do Conselho Fiscal, “o excelente desempenho, tanto da diretoria anterior quanto da atual”, com o trabalho financeiro executado, que não registrou nenhum aspecto que comprometesse a conduta da instituição. O professor Bartolomeu lembrou que, mesmo com a realização de importantes campanhas neste período, como a de defesa do serviço público e contra a reforma administrativa, verifica-se o saldo atual positivo da entidade. Colocada em análise, a movimentação financeira do primeiro semestre deste ano também foi aprovada por unanimidade pelos presentes.

Esgotada a pauta, o professor Bartolomeu agradeceu a participação, alertando para necessidade de manutenção dos cuidados preventivos em relação à pandemia, num momento em que a curva de contaminação mostra sinais de ascensão. Ele ainda convocou a todos e a todas à permanência na luta em defesa das pautas históricas do Sindicato e desejou uma boa gestão à nova diretoria do Andes-SN, que assume dia 1º de dezembro – data que inclusive marca, também, os 42 anos de fundação da APRUMA.