Eleições Andes: Comissão Eleitoral Local reforça orientações

Teve início às 9h desta terça-feira, 3 de novembro, as eleições telepresenciais para a diretoria do Andes Sindicato Nacional para o biênio 2020-2022. A votação prossegue até a próxima sexta-feira, 6 de novembro, sempre das 9h às 21h, no através do site https://eleicoesandes-sn2020.andes.org.br/.

Acessando esse endereço e inscrevendo seu CPF, o docente apto a votar é direcionado aos demais passos para registrar sua opção e seu voto entre uma das duas chapas que concorrem no pleito.

Com o primeiro dia de votação em andamento, após verificar as condições de infraestrutura para a participação, a Comissão Eleitoral Local CEL-Apruma emitiu um comunicado aos docentes reforçando as orientações para acesso ao site, com vistas a estimular, também, que todos e todas possam votar.

Até o momento, algumas situações pontuais de lentidão em determinados horários foram verificadas, como também há registros de agilidade na votação relatados por professores que votaram em horários que fogem à maior demanda.

De qualquer forma, todos os esforços estão sendo envidados para que o processo, com todas as novidades inerentes a ele em razão deste momento de pandemia, possa transcorrer da forma mais tranquila possível, e que a participação de todos e todas seja assegurada.

Orientações

Do Comunicado 01 emitido pela CEL-Apruma ainda na manhã desta terça-feira, 3, constam as seguintes orientações:

Como votar:

1) Passo inicial – Obrigatório​ baixar o app zoom em sua plataforma de votação (celular, computar ou tablet);

2) Esteja com ​documento de identificação​ em mãos!

3)​ Acesse:​​https://eleicoesandes-sn2020.andes.org.br/

4) Clique no link, digite o CPF e será  direcionado/a para uma mesa de identificação telepresencial. Apresente a identidade e receba o link para votar pelo celular ou pelo e-mail, da forma que decidir; Caso o sistema não identifique seu CPF, você será direcionado para um formulário e, após, para uma mesa de identificação telepresencial.

O Comunicado reforça ainda que,  caso o sistema não identifique o nome do votante, seu CPF e quaisquer outros dados, o eleitor não ficará sem participar: ele ou ele será remetido para uma mesa de voto em separado.Os/as sindicalizados/as terão ​até 10 minutos para votar: aguarde até o fim e receba, no e-mail, o comprovante de votação.

Caso ocorra algum problema com o procedimento de votação em andamento, basta acessar novamente a sala de identificação no link inicial e reiniciar o processo. E lembre-se:  cada CPF/e-mail equivale a um voto, registra o Comunicado da CEL-Apruma.

As orientações da Comissão já vêm sendo alvo de informes tanto do Andes Sindicato Nacional quanto da Apruma.

O intuito da CEL-Apruma é reforçar e demonstrar que o processo é simplificado, com vistas a todos e todas poderem dele participar. Além de qualquer eventualidade  no sistema que, até o momento, não registra grandes inconsistências ou anormalidades que prejudiquem a votação, lembramos ainda que eventualmente a conexão do eleitor também pode gerar algum atraso, mas nada que impeça todos os docentes de ajudarem a construir este momento na História do Andes Sindicato Nacional: participe!