Comissão de Biossegurança da Apruma expede protocolo para atividades presenciais, com orientações a serem observadas por todos os membros da comunidade universitária e recomendações à UFMA em relação à Covid19

Uma Comissão de Trabalho em Biossegurança, formada por docentes e pesquisadores de várias áreas do conhecimento (veja mais à frente sua composição), que vem atuando no âmbito do Conselho de Representantes da Apruma, elaborou um minucioso protocolo com orientações a todos os membros da comunidade universitária, a ser observado em casos de atividades presenciais.

O Protocolo de Biossegurança contém recomendações em níveis geral, institucional e individual, com orientações cujo objetivo é fazer com que os membros da comunidade acadêmica possam contribuir com a manutenção de um ambiente seguro e saudável em meio à pandemia, além de contribuírem com a diminuição do risco de contágio, desde ambientes como salas de aula, refeitórios, laboratórios, entre outros. Para a equipe responsável pelo material, “é fundamental entender como as condições de trabalho podem contribuir para a disseminação da doença”.

O documento foi construído levando em consideração a legislação sobre o assunto, além de portarias e outras normativas. A Comissão lembra que seu trabalho parte dessas construções e acúmulos mais gerais, e que devem ser observadas, além destas recomendações, as específicas que disciplinam uso e acesso de ambientes como laboratórios, unidades clínicas, refeitórios etc.

Entre as recomendações constantes no documento, a necessidade de se assegurar a aferição de temperatura por meio do termômetro digital de testa infravermelho. Pessoas que estiverem com temperatura corporal igual ou superior a 37,8ºC deverão ser alertadas a procurar serviço médico.

O documento indica à Universidade medidas como a garantia de fornecimento de álcool em gel, tapetes sanitizantes à entrada dos ambientes, atenção à ventilação, garantir barreiras de proteção em acrílico ou vidro para setores de atendimento, marcação de pisos, comunicação visual como placas e cartazes, orientação adequada de servidores, prover um sistema com informações sobre ocorrência de casos de Covid19 no ambiente universitário etc.

Entre as recomendações individuais, o uso constante de máscaras no ambiente da Universidade, atentando-se para sua correta manipulação, como orientado no Protocolo, entre outras medidas.

O material pode ser consultado na íntegra ao final deste texto. A Apruma recomenda sua leitura atenta e seu compartilhamento massivo para que todos e todas possam ter acesso a este conjunto de informações.

Além disso, o sindicato já se encarregou de seu envio para todas as Unidades e Subunidades da UFMA, bem como para diversas instâncias da Administração Superior, além de representações estudantes e também dos trabalhadores técnicos. “Apesar de, até a presente data, a Administração Superior não ter se manifestado sobre nosso pedido para compor o Comitê Operativo de Emergência de Crise da Universidade Federal do Maranhão (COE/UFMA), a APRUMA torna pública nossa contribuição para preservação da vida”, registra o ofício encaminhado às instituições.

Compõem a Comissão de Biossegurança da Apruma:

Profa. Msc. Ana Caroline Silva Caldas. Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão – COLUN – UFMA, Campus São Luís– MA.

Profa. Dra. Andrea Cristina Oliveira Silva. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Luís– MA.

Profa. Dra. Líscia Divana Carvalho Silva. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Luís– MA.

Profa. Dra. Maria do Socorro Saraiva Pinheiro. Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Luís– MA.

Profa. Dra. Patrícia Ribeiro Azevedo. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Luís – MA.

Profa. Dra. Rosilda Silva Dias. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Luís – MA.

Profa. Dra. Santana de Maria Alves de Sousa. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Luís– MA.

Profa. Dra. Sirliane de Souza Paiva. Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, Campus São Luís– MA.

A organização do material ficou por conta das professoras Líscia Divana Carvalho Silva, Maria do Socorro Saraiva Pinheiro e Patrícia Ribeiro Azevedo.

Confira o Protocolo de Biossegurança

O material está disponível para ser acessado online e/ou baixado (download). Recomendamos sua divulgação (respeitando a citação à fonte):

Comissão de Trabalho e Biossegurança – APRUMA .