Auditoria Cidadã da Dívida: Núcleo maranhense volta a se reunir; ACD Nacional promove curso sobre dívidas dos estados

Aconteceu na quarta-feira, 15 de julho, a primeira reunião de rearticulação do Núcleo Maranhense da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD-MA).

A ACD é um amplo movimento que vem, há anos, investigando as origens da dívida pública brasileira em suas mais várias formas, além de buscar saber, também, quais os empecilhos que são colocados para não se auditar essas contas como previsto na Constituição Federal. A Apruma e o Andes Sindicato Nacional contam entre os diversos movimentos da sociedade civil organizada que apoiam efetivamente a iniciativa.

A reunião da última quarta-feira, que aconteceu de forma virtual, foi um marco para a reorganização do Núcleo, que deverá se debruçar, entre outros temas, na dívida pública estadual, na drenagem de recursos, em todos os níveis para a Educação, Saúde, Saneamento etc – nesse sentido, deverá se ocupar dos ataques que já se anunciam para a privatização das companhias de saneamento básico no país.

A próxima reunião da ACD-MA está agendada para 29 de julho, quarta-feira, às 18h30, quando deverá ser dada uma ordem de prioridades para as tarefas e desafios que estão postos em meio aos diversos temas. Quem desejar participar do encontro pode entrar em contato através do e-mail auditoriacidadama@gmail.com.

Curso da ACD Nacional sobre “A Dívida dos Estados e a necessidade de Auditoria” com inscrições abertas até 31 de julho

Aulas na modalidade EaD têm início dia 3 de agosto

Estão abertas as inscrições para mais um curso da ACD, cujo objetivo geral será “contextualizar o Sistema da Dívida no cenário nacional e internacional e tem como foco principal expor informações e dados investigados pela Auditoria Cidadã da Dívida sobre A DÍVIDA DOS ESTADOS desde a sua origem na década de 70, passando pelo refinanciamento realizado pela União no final da década de 90, e posteriores alterações legais e normativas, até o recente mecanismo de geração de dívida pública por meio da “Securitização de Créditos”. Ao final, o cursista terá desenvolvido as capacidades de analisar criticamente o funcionamento do Sistema da Dívida e de executar auditoria integral da dívida pública”, anuncia a Auditoria Cidadã da Dívida.

O curso terá duração de três meses e valor global de R$ 450,00, com várias formas de pagamento.

As aulas serão ministradas duas vezes por semana por especialistas no assunto.

Para verificar todo o conteúdo programático e mais informações sobre o curso clique AQUI.