Andes-SN convoca Conad Extraordinário para decidir sobre prorrogação do mandato da diretoria em razão da pandemia do Covid19

Segundo informou o presidente da Apruma durante a Plenária Virtual Docente na última sexta-feira (3), o Andes Sindicato Nacional convocou um Conad Extraordinário para deliberar sobre a prorrogação do mandato de sua diretoria atual, em razão de o calendário eleitoral ter sido suspenso pela Comissão Eleitoral Central em razão da pandemia do novo coronavírus.

O Conad, segunda principal instância deliberativa do Sindicato Nacional, será realizado extraordinariamente nos dias 30 e 31 de julho de forma virtual. Como de praxe, cada sessão sindical tem direito a um delegado, e, para este Conad, poderá “levar” até dois observadores.

Durante a Plenária, o professor Bartolomeu Mendonça, presidente da Apruma, informou que a diretoria está estudando as condições técnicas para escolha de seus representantes, o que deve ocorrer até o próximo dia 25. Siga acompanhando o site e as redes da Apruma para acompanhar mais notícias a serem trazidas sobre este assunto.

A seguir, matéria do Andes sobre o Conad Extraordinário (que pode ser vista também clicando AQUI):

A diretoria do ANDES-SN convocou, nesta sexta-feira, o 8º Conad Extraordinário. O encontro ocorrerá virtualmente nos dias 30 e 31 de julho de 2020 e terá como tema “Prorrogação do Mandato da Diretoria Nacional”.

Diante do isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, todos os eventos presenciais do Sindicato Nacional foram adiados. Também foi suspenso por tempo indeterminado, pela Comissão Eleitoral Central do ANDES-SN em acordo com as chapas inscritas, o processo eleitoral que escolheria, em maio, a diretoria do ANDES-SN para o biênio 2020-2022.

Em 14 de maio, em reunião da Diretoria Nacional, foi deliberado pela prorrogação do mandato da atual diretoria, Gestão 2018-2020, por um período de até 90 dias podendo ser prorrogado por mais até 90 dias.

A assessoria jurídica buscou, então, as providências legais para garantir a prorrogação e encontrou entraves jurídicos, no entendimento da competência para julgar o pedido e argumentou a vigência da Lei nº 14.010/2020, que entre outras questões, normatiza e legitima a realização de assembleias virtuais durante a pandemia. Saiba mais aqui.

“Tão importante quanto manter o sindicato funcionando é buscar formas de garantir, mesmo em regime de excepcionalidade, o princípio e a prática de um sindicato que se organiza pela base, por isso pensamos em formas de partilhar e dialogar com as seções sindicais do ANDES-SN sobre a condição imposta para esse período. A busca de legitimidade, junto às seções sindicais, se mostra fundamental, na medida em que precisamos do apoio das bases para garantir as ações necessárias para o enfrentamento a esse momento de pandemia e para o funcionamento do Sindicato Nacional”, destacou em comunicado a Diretoria Nacional. Confira aqui íntegra da posição da diretoria sobre o processo.

Dessa forma, após reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais, Estaduais e Municipais do ANDES-SN (Ifes e Iees/Imes), decidiu-se pela realização do Conad extraordinário para debater e referendar a prorrogação do mandato.

Com tema único, as contribuições ao Caderno de Textos deverão ser enviadas ao email da secretaria (secretaria@andes.org.br) até o dia 15 de julho e, devido ao curto prazo, não haverá anexo ao Caderno.

Os delegados e as delegadas do 8º Conad Extraordinário deverão ser escolhidos em assembleia geral online ou como a assembleia definir. De acordo com o Estatuto do Sindicato Nacional, é permitido apenas um delegado ou uma delegada por seção sindical. Será garantida a participação de até dois observadores.

O credenciamento deverá ser realizado previamente à data do Conad, até 27 de julho. Cada delegado e delegada e observadores receberá uma senha, por correio eletrônico, com orientações para acesso à sala virtual do 8º Conad Extraordinário.

Confira aqui a convocatória e orientações detalhadas.