Apruma – Nota de Pesar: professor Rubem Ferro, presente!

Com grande pesar a Apruma Seção Sindical do Andes Sindicato Nacional comunica o falecimento do professor Rubem Rodrigues Ferro, aposentado do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão.

O professor Rubem Ferro teve uma história de vida que se confunde com a história dos círculos culturais da capital maranhense nas últimas décadas. Amigo do professor Aldo Leite, foi um dos responsáveis pela homenagem ao falecido mestre das artes cênicas, com a instalação, pela Universidade, de um espaço na Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Humanas com uma estante que pertencia a Aldo, contendo o acervo pessoal do professor e ator.

Um dos pioneiros do curso de Biblioteconomia no Maranhão, recebeu diversas homenagens, como a prestada pelos estudantes responsáveis pela edição 2018.2 da revista Bibliomar, a revista do curso, tendo sido ainda orador em diversas ocasiões, como durante a Aula da Saudade para os formados em 2018.2, realizada em março do ano passado, ocasião ainda de celebração dos 50 anos do curso e da obtenção da nota máxima da Biblioteconomia da UFMA na avaliação do MEC. Na Universidade, o professor se destacou ainda na ocupação de diversos postos nos quais deixou a marca de sua responsabilidade com a Educação Superior Pública no Maranhão, como quando de sua passagem pela direção do Centro de Ciências Sociais da UFMA.

Uma trajetória que certamente nos fará falta e a qual, nós que ficamos, nos ocuparemos em honrar. A todos os amigos e familiares do professor Rubem Ferro, nosso abraço e solidariedade.

São Luís, 03 de junho de 2020

Apruma Seção Sindical