Mais de 400 organizações – entre elas Andes e Apruma – protocolam pedido de impedimento de Bolsonaro nesta quinta-feira

Um novo pedido de impeachment de Bolsonaro foi protocolado na Câmara dos Deputados na manhã desta quinta-feira, 21 de maio.

Desta vez, mais de 400 organizações dos mais variados segmentos sociais do campo e da cidade subscreveram e apoiaram o pedido, baseado, segundo os proponentes, nos mais diversos crimes de responsabilidade cometidos por Bolsonaro em meio à pandemia do novo coronavírus.O pedido pode ser visto na íntegra, com todos os motivos arrolados, bem como com todos os subscreventes, no link ao final deste texto.

No movimento docente, assinam entidades como o Andes Sindicato Nacional, e várias de suas seções, como a Apruma e a Adunb, Adufpa, o Sinasefe e algumas de suas seções, a Apeoesp e suas representações regionais, entre outras. Assinam também movimentos como os de moradia, articulações indígenas das mais variadas regiões do país, sindicatos de variadas categorias, entre outras organizações e seus representantes.

As organizações estão cientes dos receios do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, mesmo entre as diárias demonstrações de desapreço aos ritos democráticos, ao próprio cargo, às instituições e mesmo à saúde pública, para fazer andar os pedidos de impedimento que têm sob sua guarda. Ainda assim, consideram ser este um passo importante de unidade na luta contra um governo que dá, cada vez mais, demonstrações de ruptura com a democracia – além de ser uma forma de pressão para que a Casa analise o pedido formulado por centenas de representações sociais.

Além disso, a Diretoria do Andes avaliou, em reunião virtual, que participar da petição atende às deliberações de seu último Congresso, que determinou a construção da mais ampla unidade na luta para derrotar o autoritarismo de Bolsonaro e seus aliados, bem como seus ataques à educação e à democracia (confira nos links).

Após entregarem o pedido, representações das organizações que o subscreveram fizeram ato na Esplanada do Ministério, mesmo obedecendo as regras de distanciamento necessárias, para marcar o momento.

Confira o pedido do link:

Anexo-Circ169-20

Veja também: