Nota da Diretoria da Apruma sobre Comunicação com filiados, com toda a comunidade acadêmica e a sociedade em geral

Nota da Diretoria Executiva da APRUMA – Seção Sindical do ANDES-SN

 APRUMA COMUNICAÇÃO: meios formais de comunicação com a diretoria

 Os meios de comunicação são ferramentas fundamentais para o acesso à informação e canal de diálogos. No âmbito sindical, as ferramentas tecnológicas são utilizadas para ampliação da atuação política interna e externamente.

A Apruma, em seus 41 anos, tem avançado, na medida do possível, com seus canais de comunicação e relação com seus filiados, coma a comunidade acadêmica e com a sociedade em geral.

Esta Seção Sindical do ANDES-SN possui atualmente um site, e-mail (secretaria, comunicação e tesouraria) e perfis nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter).

O grupo do WhatsApp, nomeadamente “Apruma Notícias” foi criado na Gestão “Democracia e Resistência” (2016-2018) com caráter informativo.

A diretoria é formada por professores(as) – não licenciados(as) – que, além de demandas políticas do sindicato, possuem responsabilidades com outras dimensões da vida acadêmica e pessoal, familiar.

Diante disso, é humanamente impossível responder questões, solicitações e críticas de forma simultânea, numerosas e diversas em grupos de mensagens instantâneas.

Possuímos hoje mais de 1.000 sindicalizados de vários centros e campi da Universidade Federal do Maranhão. Desse modo, uma demanda específica de grupo(s) político(s), quando não feita em assembleia, é analisada pela Diretoria deste sindicato, sempre com base nos princípios que regem esta organização política, fundamentados estatutariamente.

Ao longo de sua história, a APRUMA mantém com regularidade espaços de discussão coletiva, com ampla divulgação e garantia democrática de intervenções e disputas políticas.

Desse modo, as assembleias, plenárias e reuniões ampliadas são espaços privilegiados para o debate melhor qualificado deste sindicato.

Desse modo, a diretoria esclarece:

  1. Por se tratar de uma ferramenta com mensagens instantâneas e com um grande volume de notificações, manterá o caráter do grupo do WhatsApp “Apruma notícias” como informativo;
  2. Que nossos canais oficiais de comunicação para demandas à diretoria são: email da secretaria (apruma.secretaria12@gmail.com) e site;
  3. Que quaisquer solicitações, questionamentos e outros assuntos à diretoria, sejam endereçadas ao e-mail da secretaria da APRUMA para que a executiva avalie e responda pelo mesmo canal (oficial) de comunicação.

Certos de que, nesse momento, é fundamental continuarmos o diálogo e atenção a todos(as) os(as) filiados(as), desejamos que todos(as) os(as) docentes atravessem essa pandemia com saúde e cuidado necessários para que possamos nutrir forças para continuar lutando por liberdades democráticas e defendendo os serviços e servidores públicos.

São Luís, 08 de maio de 2020.

Diretoria Executiva da APRUMA – Seção Sindical

Gestão 2020-2022