Diretoria da Apruma responde a solicitação de realização de debate “on line”

A Diretoria da APRUMA – Seção Sindical do ANDES agradece e acolhe o pedido da base do sindicato.

Sobre o “apelo à diretoria da APRUMA que convoque debates on-line com o objetivo discutir a situação atual da UFMA”,

A Diretoria da APRUMA – Seção Sindical, recebeu com muito entusiasmo, na data de hoje, a solicitação de um grupo de professores para realização de debates visando discutir a situação atual da UFMA, uma vez que esta ação demonstra o interesse e a preocupação da base do sindicato sobre as questões atinentes ao momento que estamos vivendo e às nossas condições de trabalho nesse contexto.

Somos sabedores de que os professores enfrentam situações diversas de isolamento social. Muitos, além de cuidar da sua própria saúde, precisam também acompanhar e viabilizar toda logística para que seus familiares (avós, país, filhos), alguns dos grupos de risco, tenham condições de superar esta pandemia com o mínimo de equilíbrio físico e emocional. Há professores também contribuindo financeiramente com seus parentes que estão em situação desfavorável. Em casos mais extremos, já perdemos colegas, outros estão em situação grave em razão da pandemia, por ter contraído a Covid-19 ou ter perdido algum ente querido em razão dela. A preocupação da base da APRUMA com estas e outras situações similares demonstra sensibilidade e que pode contribuir para amenizar os sofrimentos deste momento excepcional na quadra da nossa história.

Pelo exposto, esclarecemos que a Diretoria da APRUMA, além de inúmeras ações em defesa dos direitos da categoria e de solidariedade com vários setores vulnerabilizados da sociedade, já realizou e está realizando diversas outras ações, como as transmissões ao vivo, um importante espaço de debates com temáticas diversas que discutem, dentre outras questões, a realidade da UFMA no contexto da pandemia, pelo que pede a participação e divulgação destes debates. Além disso já realizamos reuniões com representantes dos campi do continente e com o Conselho de Representantes para avaliar e sugerir ações no contexto da nossa universidade; também esta semana faremos a doação de 400 (quatrocentos) protetores faciais, com a finalidade de contribuir com a integridade dos trabalhadores da saúde do nosso Estado. Serão doados para Hospital Universitário da UFMA e para as Secretarias de Saúde do estado, e dos municípios de Imperatriz (já entregues hoje) e de São Luís, as duas maiores cidades do Estado e com maior registro de casos da Covid-19.

Estas ações estão sendo realizadas pela Diretoria da APRUMA, com o imprescindível apoio dos trabalhadores do nosso sindicato, em meio a condições extremamente adversas, diretores e os funcionários também estão tendo que cuidar da própria saúde e dar assistência para familiares, cuidar dos seus idosos, lactantes e daqueles que estão em situação financeira desfavorável ou com instabilidade emocional.  Em alguns casos excepcionais, tendo que dar atenção a colegas, amigos e familiares que carecem de atenção e de alguém, ou alguma coisa, para preencher e dar sentido à vida.

A despeito do exposto, a Diretoria da APRUMA, ratifica a importância da iniciativa e a acolhe generosamente, procurará atender o “apelo” dos signatários. A diretoria fará levantamento da melhor ferramenta para realizar os debates e convocará os docentes para participarem.

Fiquemos em casa! Cuidemos da saúde!

São Luís, 29 de abril de 2020.

 

Diretoria da APRUMA – Seção Sindical

Gestão 2020-2022