II Feira da Resex de Tauá-Mirim acontece nesta quarta-feira 11 de março no Campus Bacanga: confira o que terá

A segunda edição da Feira da Resx de Tauá-Mirim movimenta o Campus Bacanga (UFMA) nesta quarta-feira, dia 11 de março, a partir das 9h.

A Feira, que divulga a produção de alimentos orgânicos na Ilha do Maranhão num momento em que a proposta de Plano Diretor que já está na Câmara de Vereadores pode diminuir a Zona Rural em mais de 40%, tem o objetivo de contribuir na retirada das comunidades tradicionais de São Luís da invisibilidade a que são relegadas pelo poder público e pelas grandes corporações que ambicionam seus territórios.

Confira a seguir alguns dos principais itens que serão colocados à disposição da comunidade no espaço localizado ao lado do Prédio de Políticas Públicas nesta quarta-feira. Os itens (muitos poderão ser consumidos no local) serão comercializados a preços acessíveis e, no caso dos alimentos, são produzidos com base na agricultura familiar, livres de pesticidas.

Durante o evento, haverá lançamento de livros, como “Cajueiro: a luta de uma comunidade pelo direito de existir”, de Saulo Arcangeli, vencedor do prêmio de Melhor Dissertação UEMA/2018. Após a Feira da Resex, esta obra será lançada também em evento que acontece no Auditório do Sindicato dos Bancários do Maranhão (rua do Sol, Centro de São Luís), às 18h, também nesta quarta-feira, 11.

Produtos a serem comercializados

Cheiro verde, limão, alface, manjericão, vinagreira, cupuaçu (fruta), hortelãzinha, capim limão, cidreira, macaxeira, banana, quiabo, maxixe, ovos, camarão, couve, manga, pimentas variadas, composto orgânico (adubo), azeite babaçu, biscoito do mesocarpo de babaçu produzido no Cajueiro, carvão, mel, galinha caipira produção da comunidade Inhaúma, plantas medicinais e ornamentais da Vila Embratel, artesanatos variados, bolsas com temáticas afro, gravuras de paisagens urbanas e rurais etc

ALMOÇO: Torta de sururu, de camarão, galinha caipira, feijão da roça, sururu ao leite de babaçu, arroz de cuxá, arroz de abóbora.

LANCHES variados.

Comunidades e parceiros que participam desta edição

1) Damas da Roça – Rio dos Cachorros

2) Guardiães do Território do Cajueiro

3) Comunidade do Taim

4) Coquemel – Coqueiro

5) Comunidade de Igaraú

6) MST

7) ZR Lanches – Inhaúma

8) Grupo V. Nova República – (lanches)

9) Rafaela (bolos caseiros) – Estiva

10) Quilombo Santa Rosa dos Pretos – Itapecuru

11) Em Cantos do Lar – Estiva

12) Unidas pela Fibra – Vila Ariri

13) Amigas Solidárias – Área Itaqui-Bacanga

14) Dona Graça – plantas medicinais (V. Embratel)

15) Backzona

16) Regina Borba – artes plásticas

Realização

Conselho Gestor da Resex de Tauá-Mirim

Apoio

APRUMA

GEDMMA/UFMA

Universidade Federal do Maranhão

Associação Agroecológica Tijupá

MST

Agência RadioWeb Tambor

Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas/Confrem

Movimento de Pescadoras e Pescadores