Programação da Semana do Docente

Dia do Professor tem Show de Joãozinho Ribeiro na UFMA promovido pela Apruma: programação é aberta ao público;

Semana do Docente realizada pelo Sindicato contará ainda com lançamento de documentário, exposição fotográfica e demais programações

Nesta terça-feira, 15 de Outubro (Dia do Professor/a), a Apruma apresenta, como parte da programação da Semana do Docente, o espetáculo “Milhões de Uns“, do cantor maranhense Joãozinho Ribeiro.

A apresentação, com as participações especiais de Fátima Passarinho e Josias Sobrinho, acontece às 17h30 no Auditório Principal do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga.

Além de celebrar o Dia dos Professores num momento em que a Educação Pública enfrenta ataques como cortes orçamentários e intervenções nas universidades, a atividade realizada pela Apruma marca também os 40 Anos da Anistia e da greve da meia-passagem, mobilizações históricas das quais o artista-militante que se apresenta nesta terça-feira foi testemunha e partícipe, fazendo da sua obra também um auto da liberdade de expressão e da necessidade de resistência.

A programação é aberta ao público

Atividades culturais prosseguem durante a semana

Na quarta-feira, 16 de outubro, às 18h, no Auditório Central da UFMA, a Apruma realiza o lançamento do documentário “40 Anos de Lutas & Conquistas”, do professor e cineasta Murilo Santos.

O filme, lançado como parte da programação da Semana do Docente, contra a trajetória dos 40 anos da Seção Sindical do Andes, Apruma, nascida em meio à ditadura militar como Associação de Professores. A história destas quatro décadas é contada, no filme, por quem viveu e vive até hoje o movimento docente e que construiu ativamente esta fileira da resistência, com depoimentos de diversos professores da UFMA, entre aposentados e na ativa.

A programação contará com um breve depoimento do diretor, e contará ainda com a exposição “Terra”, do premiado fotógrafo Sebastião Salgado, promovida pela Apruma na década de 1990 e agora recuperada por ocasião dos 40 anos.

Nesse dia, além das mostras audiovisuais, haverá apresentação artística da cantora Tássia Campos, talento maranhense que também já faz parte da vida cultural do movimento docente. Finalizando a programação da quarta-feira, haverá coquetel para os presentes, que devem confirmar presença antecipadamente contatando a Secretaria da Apruma.

Depois da programação cultural, agenda fecha com reunião dos docentes da UFMA

Na quinta-feira, 17, às 17h, ainda na Semana do Docente, acontece Assembleia Geral da Apruma no Auditório Ribamar Carvalho, na Área de Vivência, para discutir temas de interesse dos professores (Confira aqui).

Agenda

  • DIA 15 – Show “Milhões de Uns”, de Joãozinho Ribeiro, com participações especiais de Fátima Passarinho e Josias Sobrinho – 17h30, Auditório Principal do Paulo Freire
  • DIA 16 – Lançamento do documentário “40 Anos de Lutas & Conquistas”, de Murilo Santos, com participação de diversas gerações de docentes da UFMA – 18h, Auditório Central, também no Campus do Bacanga. Apresentação musical de Tássia Campos
  • DIA 17 – Assembleia Geral da Apruma – 17h, Auditório Ribamar Carvalho, Área de Vivência – Campus do Bacanga.