Participe do Abaixo-assinado contra o Future-se

Desde a realização da Plenária Universitária que rejeitou adesão ao programa Future-se na UFMA, centenas de pessoas já assinaram a manifestação contrária ao projeto, por considerá-lo, entre outros elementos, um ataque ao tripé ensino-pesquisa-extensão, por destruir as carreiras de docentes e técnicos de institutos e universidades, por submeter o setor aos ditames e riscos do mercado, por entregar o patrimônio público das instituições para gestão privada, por representar claro ataque à autonomia e por desobrigar o Estado de seu dever constitucional de financiar a Educação.

O abaixo-assinado contra o Future-se prossegue recolhendo adesões, que podem ser de qualquer pessoa da sociedade, já que esse tema é de interesse geral. Além do nome completo, é necessário indicar um documento oficial (RG ou CPF) ao subscrever a lista.

Depois de recolhidas as assinaturas, a manifestação da sociedade contra esse ataque deverá ser entregue ao Conselho Universitário da UFMA, que deve se reunir para tratar do assunto, já que a solicitação de autoconvocação, segundo o Regimento da Universidade, não pode ser ignorada pela Administração Superior da Universidade, embora ela venha hesitando em proceder a convocação, função que deve desempenhar, também segundo o Regimento. Enquanto a Reitoria da UFMA segue em compasso de espera, quase três dezenas de conselhos universitários de universidades federais já repeliram oficialmente o Future-se (veja lista ao final desta matéria).

Ajude a recolher assinaturas

Além de assinar o documento, todos e todas podem contribuir coletando assinaturas. Após preenchidas as listas, o material pode ser entregue na Sede da Apruma, responsável por reunir e posteriormente entregar a manifestação durante a Sessão do Consun/UFMA. Os segmentos da comunidade universitária prosseguem com ações para pressionar para que a Reitoria acabe com a indefinição acerca da data de reunião do Conselho, a exemplo das atividades das 48h em defesa da Educação, realizadas na última semana (veja AQUI).

Quem desejar subscrever o documento, pode passar na Sede Administrativa da Apruma, na Área de Vivência do Campus do Bacanga, e preencher o abaixo-assinado.

Para recolher assinaturas, basta baixar o arquivo no link a seguir, imprimir e contribuir com a defesa da Educação. Após recolhidas as assinaturas, as listas podem ser deixadas na Sede Administrativa da Apruma. O link ficará disponível também no menu do site.

 

UNIVERSIDADES CUJOS CONSELHOS JÁ REJEITARAM O FUTURE-SE (ATUALIZADO ATÉ 2 DE OUTUBRO):

Universidade de Brasília (UnB)

Universidade Federal de Goiás (UFG)

Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Universidade Federal do Ceará (UFC)

Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Universidade Federal do Amapá (Unifap)

Universidade Federal do Amazonas (Ufam)

Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop)

Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ)

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal do ABC (Ufabc)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade Federal do Rio Grande (Furg)

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Universidade Federal do Pará (UFPA)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)