Apruma chama comunidade acadêmica e sociedade em geral para construir programação das 48h de mobilização da Educação Pública

A Apruma convida estudantes, terceirizados, técnicos e docentes, bem como suas instituições representativas e a sociedade em geral a participar de Reunião Plenária nesta quarta-feira, 25, às 17h no Auditório Ribamar Carvalho, Área de Vivência do Campus do Bacanga. O objetivo é definir a programação dos dias 2 e 3 de outubro, quando está prevista mais uma Mobilização Nacional em Defesa da Educação Pública.

A mobilização de 48h pela Educação foi encaminhada em Assembleia realizada pela Apruma no último dia 11, e seu resultado encaminhado para Reunião do Setor das Federais, convocada pelo Andes Sindicato Nacional e realizada em Brasília no último dia 12 de setembro. Diversas entidades irão construir as atividades dessa data pelo país, com greves, paralisações e mobilizações.

Com a Reunião Plenária desta quarta-feira, a intenção é chamar todos os setores para construir a programação levando em conta o que fora definido na Assembleia Docente do último dia 11, em que se optou por ocupar os espaços da Universidade alertando contra os cortes no orçamento da UFMA e suas consequências, bem como sobre as ameaças representadas pelo programa Future-se (neste quesito, está sendo aguardada a definição da data para realização de Sessão do Conselho Universitário autoconvocado por boa parte dos conselheiros).

Ocupar, resistir e mobilizar

A ideia é construir uma programação dinâmica, em que a comunidade seja alertada sobre os graves problemas e ataques enfrentados pelo setor da Educação, com atividades que reúnam a todos para participar de debates e atividades culturais.

Para se alcançar esse objetivo, será necessária a mais ampla participação: portanto, todos e todas à Reunião Plenária no da 25! Vale lembrar ainda que na mesma data da Plenária acontecem em Brasília atividades relacionadas à defesa da Ciência e Tecnologia Pública, seguindo orientação do calendário da reunião realizada pelo Andes: Confira e participe:

Calendário

  • 25/09 – Dia em defesa da Ciência e Tecnologia Pública, com atividade em Brasília (DF); Plenária da Educação no Auditório Ribamar Carvalho, na Área de Vivência do Campus do Bacanga – a Apruma orienta aos docentes nos demais campi a construírem atividade semelhante à Plenária, em conjunto com outras entidades da Educação Pública (movimentos sociais, sindicatos de professores estaduais, municipais etc) visando às atividades dos dias 2 e 3;
  • 02 e 03/10 – Greve Nacional da Educação de 48h;
  • 03/10 – Dia em defesa da Soberania Nacional, da Ciência, Tecnologia e Educação.