Future-se: Conselheiros solicitam autoconvocação do Consun

Não ao Future-se: Conselheiros solicitam autoconvocação do Consun; protocolo do pedido acontece nesta terça, 14h

Um esforço conjunto dos segmentos da comunidade acadêmica resultou na coleta de assinaturas de membros do Conselho Universitário da UFMA (CONSUN) solicitando a convocação urgente desta que é a instância máxima da Universidade para analisar e se posicionar sobre o Future-se.

O projeto Future-se já foi amplamente refutado em Plenária Universitária realizada no último dia 4 (veja aqui) em São Luís, além de Imperatriz, São Bernardo e outros espaços nos diversos centros acadêmicos. Também nesta terça-feira, 17, o Campus Chapadinha discute essa pauta, com Assembleia Universitária às 18h no Auditório do CCAA, no Campus Chapadinha.

A coleta de assinaturas dos conselheiros mobilizou a Apruma, cuja presidente, professora Sirliane Paiva, esteve durante o final de semana em Imperatriz angariando o apoio dos cinco conselheiros locais para a autoconvocação. De Chapadinha, o professor James Azevedo veio até São Luís assinar a solicitação de convocação.

Em São Luís, docentes dos diversos centros, como CCSo, CCET e CCBS, participaram deste esforço coletivo pelas assinaturas dos conselheiros, que contou com adesão de todos os diretores de centro do Campus Bacanga. Pelo esforço empreendido e com o resultado largo da Plenária Universitária, percebe-se que a avaliação geral é demarcar posição contra um projeto que quebra a autonomia da universidade, submetendo-a a agentes externos comandados pelo mercado e às organizações sociais, que são entidades de direito privado que passariam a interferir na gestão das instituições, entre outros pontos graves da proposta.

Agora, conquistado o número de assinaturas de conselheiros necessários ao pedido de autoconvocação segundo o Regimento Geral da UFMA, a solicitação será protocolada nesta terça-feira, dia 17, às 14h, na Divisão de Expediente, Protocolo e Arquivo (DEPA), no prédio Castelão, no Campus do Bacanga. Os organizadores da iniciativa convidam todos os segmentos a demonstrarem mais uma vez sua posição contra o Future-se, comparecendo neste horário para o protocolo do pedido!

A solicitação de convocação do Conselho sugere como data para realização dessa sessão o dia 24 de setembro, próxima terça-feira.

Imperatriz mobilizada contra a proposta

Primeira unidade da Universidade a dizer Não ao Future-se ainda no dia 3 de setembro, a comunidade local segue mobilizada contra o projeto.

Esta semana, estudantes e docentes do Campus Centro realizaram assembleias e deliberaram suspender as atividades curriculares apontando que somente retornam quando o Consun for convocado para se posicionar sobre o Future-se.

Neste intervalo, eles estão realizado uma série de atividades envolvendo a comunidade universitária do curso de Licenciatura em Ciências Humanas (LCH) em discussões importantes não apenas para seus currículos, mas para o conjunto da sociedade. Assim, estão sendo exibidos filmes seguidos de debates, realizadas palestras e discussões com temas como poderio de multinacionais, privatizações de recursos naturais etc

Abaixo-assinado

Vários membros da comunidade universitária também estão recolhendo assinaturas no documento contra o Future-se que deve ser apresentado durante a Sessão do Consun.

Quem desejar participar da coleta, basta baixar o arquivo no link a seguir e, após coletadas adesões, entregar o documento na Sede Administrativa da Apruma, na Área de Vivência do Campus do Bacanga:

ABAIXO ASSINADO FUTURE SE