Dívida Pública, Educação, Gênero, Previdência e mais temáticas de destaque na programação da IX Joinpp, na UFMA

A IX Jornada Internacional de Políticas Públicas, que prossegue na UFMA até a próxima sexta-feira, 23, contou com auditório lotado para a cerimônia de abertura (fotos) na manhã desta terça-feira, no Auditório Principal do Centro Pedagógico Paulo Freire, no Campus do Bacanga.

Na sequência, as falas dos professores Mauro Iase e Atílio Boron na conferência inicial deram o tom das discussões que ocorrem nestes dias, reunindo pesquisadores dos diversos continentes para analisar a conjuntura e meios de interferir nesta dura realidade global.

Além dos destaques já feitos em matéria divulgada pela Apruma de mesas que fazem parte da Jornada, discutindo assuntos como Plano Diretor, Democracia e o Avanço da Direita e do Fascismo (veja AQUI), seguem mais alguns dos momentos que comporão esta nona edição da JOINPP:

Dívida Pública e Contrarreforma da Previdência

A Mesa Redonda O Sistema da Dívida, a Contrarreforma da Previdência e o Risco para a Seguridade Social acontece nesta terça-feira, 20, às 16h, no Espaço Marielle Franco (Miniauditório Sala 109, 1º Andar Asa Sul Centro Paulo Freire), contando com Osmar Gomes (UFPI), José Menezes Gomes (UFAL), Antonio Gonçalves (UFMA, presidente do Andes SN) e Maria Lúcia Fattorelli, da Auditoria Cidadã da Dívida.

Future-se ou Fature-se?

A Mesa Educação e Cultura na Luta por Emancipação da Humanidade: ataques e resistências no governo Bolsonaro acontece no Espaço Dona Dijé (sala 102 Asa Norte), reunindo Franklin Douglas (UEMA), Cacilda Cavalcanti (UFMA), Selma Brandão (UFMA), Eblin Farage (UERJ) e Raquel Dias (UFC) a partir das 14h deste dia 20, terça-feira.

Mesa Redonda sobre migração e relações de gênero

Migração e relações de gênero em tempos de barbárie será o tema discutido a partir das 16h desta terça-feira na Sala 107, no 1º Andar do Paulo Freire (Espaço Dona Teté), com a participação de Maria Natália Pereira Ramos (Universidade Aberta de Lisboa), Maria da Conceição Pereira Ramos (Universidade do Porto), Marly de Jesus Dias (UFMA e Silvane Magali (UFMA).

Às 18h do mesmo dia, no Espaço Olga Benário (Sala 105 1º Andar, Paulo Freire), a mesa Mulheres em Movimento: participação política, feminismo e resistência nos espaços públicos conta com a participação de Lourdes Leitão (UFMA), Celecina Veras Sales (UFC) e Maria Mary Ferreira (UFMA).

Racismo

Políticas Públicas e reparação para a população negra no Brasil: da negação de direitos às políticas de Igualdade Racial. A Mesa, com Cláudia Durans (UFMA), Rosenverck Estrela Santos (UFMA), Claudicea Durans (UFMA) e Airuan Carvalho (UFMA) acontece a partir das 18h desta terça-feira, no Espaço Sérgio Buarque de Holanda (Sala 1108, Asa Norte, no Centro Paulo Freire).

Reforma trabalhista

A reforma trabalhista no Brasil e na França: mercado de trabalho e desigualdades sociais, com Antônio Paulino (UFMA), Elisa Anjos (UFMA), Eloy Natan (Sindicato dos Bancários) e Paulo César Garcia Silva (UFMA) acontece também nesta terça, 20, às 14h, no Espaço Ieda Batista (Sala 104, Asa Norte, Paulo Freire, 1º Andar).

Minicursos

Os minicursos começam na quarta-feira, 21, seguindo até a sexta-feira. Entre eles, o que trata de Migração, Multiculturalismo e Direitos Humanos, no Miniauditório Marielle Franco (1º Andar do Paulo Freire), sempre das 14h  às 16h, com participação de Maria Natália Pereira Ramos (Universidade Aberta de Lisboa) e Lourdes Leitão (UFMA).

Lançamento de livros

Também ao longo da programação acontece o lançamento de diversas obras, como Federalismo e Financiamento da Educação Básica no Brasil, da professora Cacilda Cavalcanti (UFMA), na noite desta quarta-feira, 21, no Paulo Freire (19h).

Para acompanhar a programação completa, clique AQUI