“Civilização ou Barbárie: o futuro da humanidade”: IX Jornada Internacional de Políticas Públicas tem início nesta terça, 20, na UFMA

Tem início nesta terça-feira, 20, prosseguindo até a sexta, 23, com o tema “Socialismo ou barbárie: o futuro da humanidade”, a IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (IX JOINPP), promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Andes Sindicato Nacional é uma das instituições apoiadoras do evento, que pretende discutir assuntos da contemporaneidade, como imperialismo, democracia, entre outros, prestando ainda homenagem às figuras de Rosa de Luxemburgo assassinada há cem anos, e Marielle Franco, executada em março de 2018. Além de discutir os temas propostos num conjunto de mesas temáticas, minicursos, comunicações orais, conferências, o evento tem por proposta também apontar alternativas às problemáticas.

Abertura

A IX JOINPP tem início na manhã desta terça-feira, às 9h, no Auditório Principal do Centro Paulo Freire, Campus do Bacanga. A Conferência de Abertura, que versará sobre a mesma temática do evento, trará as exposições do professor Atílio Boron, da Universidade de Buenos Aires, e Mauro Iasi, da UFRJ.

Na sequência, do meio-dia às 14h, haverá exposição de filmes.

Das 14h às 20h do dia de abertura já acontecem mesas temáticas.

Participam do evento pesquisadores brasileiros e de outros países das Américas, como México, Argentina e Cuba, europeus como da Inglaterra, França e Suíça, entre outros. A seguir, confira alguns dos destaques de mesas temáticas.

Plano Diretor

Ainda na terça-feira, 20, às 16h, na Sala 106 (1º andar, Asa Norte do Paulo Freire – Espaço Avós da Praça de Maio), acontece a mesa temática Planejamento e Caos Urbano na Periferia do Brasil: o Plano Diretor de São Luís do Maranhão – participação humana privatização do espaço e crise de gestão pública do solo urbano.

Participam da mesa o professor Carlos Frederico Lago Burnett (UEMA), o advogado José Guilherme Zagallo, e o professor Luiz Eduardo Neves dos Santos (UFMA)

 

Fascismo e Imperialismo

No mesmo horário (16h), na Sala 105 também do Centro Paulo Freire (Espaço Olga Benário), acontece a mesa Violência, Fascismo, Sionismo e Imperialismo no Capitalismo do Século XXI: desafios da esquerda.

A professora Ilse Gomes Silva (UFMA) debaterá a temática juntamente com os professores Saulo Pinto Silva (UFMA), Marcelo Buzetto (FSA) e Daniel Valença (UFERSA).

 

Avanço da Direita

A mesa A Crise Capitalista, o Avanço da Direita no Continente Latino-Americano, e os Desafios para a Resistência reunirá Joana Coutinho (UFMA), Lúcio Fernando Oliver Costilla (UNAM), Alba Maria Pinho de Carvalho (UFC), John Kennedy Ferreira (UFMA) e Guillermo Alfredo Johnson (UFMA) às 18h, também na terça-feira, no Espaço Terezinha Moreira Lima (Sala 103 1º Andar Asa Norte, Centro Paulo Freire).

Para conferir a programação completa, clique AQUI