Apruma reúne com docentes e discute regras de estágio e PID

Na tarde desta quarta-feira, 3 de julho, aconteceu reunião com docentes da UFMA,
convocada pela Apruma, para tratar sobre as regras gerais de estágio e o registro de
atividades no PID (Plano Individual Docente).

Na ocasião, a categoria discutiu como as regras adotadas pela Universidade estão
impedindo os docentes de registrar a quantidade real de trabalho realizada: os docentes registram, no máximo, 40 horas semanais, apesar de, como afirmou a professora Rosana
Élleres, “os professores trabalham muito mais que 40 horas semanais”. A professora Ilse Gomes, vice-presidente da Apruma, afirmou que “o estágio deve ser considerado uma disciplina e deve ser registrado. Essa é a prioridade!”.

Entre os registros que estão sendo negados aos docentes, está o que deve ser feito no PID. Recentemente, a Apruma conquistou a reabertura do prazo para que os docentes registrassem suas atividades no Plano, mas a questão relativa ao estágio seguiu sendo um problema. Para a Apruma, essa falta de apontamento efetivo do que é feito pelo coordenador de estágio é uma forma de invisibilizar o trabalho realizado pelo corpo docente, que acompanha os alunos de forma parcial ou integral, a depender do curso de graduação em questão.

Apruma chama docentes a defenderem seus direitos

Na reunião, definiu-se por conclamar a categoria a comparecer ao III Fórum de Gestão da
UFMA, do qual participam coordenadores, chefes de departamento e diretores. O Fórum
teve início hoje nesta quarta-feira, dia 3, e vai até sexta-feira, 5, no Auditório Sérgio Ferretti, no
CEB Velho, Campus do Bacanga.

Nesta quinta-feira, 4, será discutido sobre o Planejamento Acadêmico, item também atinente ao registro das atividades docentes, e, na sexta-feira, 5, a discussão será sobre estágio e como esta atividade deverá constar no PID (acompanhe a programação aqui).

A Apruma considera de grande importância a presença do maior número de professores para acompanhar as temáticas que impactam sobremaneira no registro das atividades docentes. A Diretoria da Apruma acompanhará o Fórum e defenderá o direito dos professores da UFMA se manifestarem sobre os temas de seu interesse durante o evento: acompanhe.