Universidade realiza fórum de gestão esta semana e discute assuntos como estágio e PID

Teve início nesta quarta-feira, 3, e prossegue até a próxima sexta-feira, 5, no Auditório Sérgio Ferretti (CEB Velho, Bacanga), o III Fórum de Gestão Acadêmica, voltado para diretores de centros, chefes de departamento e coordenadores de cursos de graduação da UFMA.

Entre os assuntos abordados no Fórum, constam: avaliação dos cursos, projeto pedagógico, residência pedagógica, atendimento a discentes com deficiência, além de temas que vêm inquietando os docentes, como planejamento acadêmico, estágio, preenchimento do PID, e outros.

Reunião na Apruma

A Apruma, procurando defender os direitos dos docentes ante essas inquietações, considerando que as questões polêmicas dizem respeito a possíveis prejuízos que podem ser gerados à categoria,  realiza, na tarde desta quarta-feira, encontro entre docentes para avaliar o posicionamento a ser defendido diante desses assuntos, procurando resguardar o direito que o professor/a tem de apontar de forma adequada a atividade desenvolvida (confira aqui).

“Quando um professor realiza uma atividade, e ele não pode registrar de fato como ela aconteceu, isso é um direito dele que está sendo negado. E é aqui que entra o Sindicato, para resguardar os direitos dos docentes”, avalia a professora Sirliane Paiva, presidente da Apruma.

A professora Sirliane ressalta ainda a importância de que os professores compareçam à reunião da Apruma para fortalecer o posicionamento a ser levado ao Fórum. A reunião chamada pelo Sindicato acontece neste dia 3, às 15h30, no Auditório Ribamar Carvalho, Área de Vivência do Campus do Bacanga.

A reunião antecede as discussões sobre Planejamento Acadêmico, Estágio e PID, que acontecem, no âmbito do Fórum, na quinta e na sexta-feira (dias 4 e 5), segundo a programação:

Programação do Evento:

Mais sobre o Fórum pode ser visto neste link para a página de eventos da Universidade (aqui)