Apruma divulga link para transmissão nos campi do Debate com candidatos à reitoria

Apruma realiza debate entre candidatos a reitor da UFMA nesta terça-feira, 18, com transmissão prevista para toda a Universidade; veja como participar

Acontece nesta terça-feira, 18 de junho, a partir das 17h no Auditório Central da Universidade, o Debate entre candidatos à Reitoria da UFMA, tradicionalmente promovido pela Apruma em tempos de consulta prévia. Além do debate entre os candidatos a reitor, haverá também um momento para apresentação dos candidatos a vice.

A inovação desta vez é a possibilidade de intervenção da comunidade universitária dos campi do continente: o evento será transmitido através do Canal da Apruma no YouTube (link abaixo), e a comunidade universitária poderá enviar perguntas por escrito via WhatApp (98 9 8844 0401).

Participação

Em São Luís, as perguntas serão feitas presencialmente, separadas por segmento da comunidade (docentes, estudantes e técnicos). Cada segmento terão respondidas duas perguntas. Dos campi do continente, será respondida uma pergunta de cada, enviada por WhastApp. Neste caso, não haverá separação entre os segmentos da comunidade universitária local.

As perguntas da comunidade serão respondidas no quarto bloco, e versarão sobre os seguintes temas: Ensino, Pesquisa e Extensão, Financiamento, Autonomia Universitária, Gestão Democrática, Assistência Estudantil e Carreira Docente. O mediador sorteará a ordem de resposta dos candidatos. Assim, as perguntas terão como centro a temática, que deverá ser de domínio de todos os candidatos, não havendo dessa forma direcionamento de questionamentos de forma individual aos participantes da consulta prévia.

O mediador sorteará a ordem de resposta dos candidatos, sendo que cada um terá um minuto e meio para responder. A previsão de duração deste bloco com participação da comunidade é de quarenta minutos.

Os demais blocos terão duração prevista de vinte e cinco minutos, sendo assim constituídos:

Primeiro Bloco – dois minutos para apresentação de cada candidato. Em seguida, após sorteio, o primeiro candidato sorteado terá um minuto para pergunta direcionada a candidato de sua escolha, que terá um minuto e meio para responder, seguido de um minuto para réplica e um minuto para tréplica. Cada candidato perguntará e responderá uma vez neste bloco.

Segundo Bloco – Será um bloco de explanação por um candidato e comentário por outro, segundo sorteio, sobre os seguintes temas: Ensino, Pesquisa e Extensão, Financiamento, Autonomia Universitária, Gestão Democrática, Assistência Estudantil, Carreira Docente, Plano de Cargos dos Técnicos-Administrativos (PCCTAE). Duração de vinte e cinco minutos.

Terceiro Bloco – configuração semelhante ao Primeiro Bloco, sendo que o último a ter perguntado será agora o primeiro a fazer pergunta, direcionada a qualquer candidato, menos ao que ele direcionou a pergunta no primeiro bloco.

O debate poderá ser acompanhado aqui no site através do link a seguir (também pode ser acessado clicando AQUI):

Debate

Publicado por Apruma Seção Sindical em Terça-feira, 18 de junho de 2019