#30M: UFMA se pronuncia em Nota

Confira Nota da Universidade Federal do Maranhão sobre as mobilizações em defesa da Educação Pública neste 30 de Maio.

Pela manhã aconteceu em São Luís a mostra Ciência na Rua (fotos), em que pesquisadores apresentaram seus projetos de pesquisa à população no centro da capital maranhense. Vários atos já estão acontecendo também por diversas cidades maranhenses e por todo o país. À tarde, haverá concentração no centro de São Luís para mais um ato em defesa da Educação Pública. Confira a nota e participe:

SÃO LUÍS – Diversos setores da sociedade, incluindo estudantes, técnicos-administrativos e docentes das Instituições Públicas de Ensino do Brasil estão organizando uma extensa mobilização nacional contra os cortes orçamentários que foram anunciados neste mês.

Dada a gravidade da situação que se apresenta, haja vista afetar o cotidiano das Instituições Públicas de Ensino Superior e ameaçar seu pleno funcionamento no segundo semestre de 2019, a manifestação de hoje torna-se um marco histórico fundamental para que se reveja essa decisão e se compreenda, ipso facto, que educação é investimento no futuro do país, é a possibilidade do desenvolvimento social, cultural, tecnológico e humano.

Consideramos legítima e livre a adesão dos atores que fazem parte da Universidade Federal do Maranhão para que, de algum modo, e dentro de seus anseios, participem desse momento impar para a sociedade brasileira e, mais especificamente, para toda a comunidade maranhense que sabe da relevância da UFMA no ensino, na pesquisa, extensão e inovação para o nosso Estado.

Conclamamos, assim, a colaboração dos membros da comunidade da UFMA, em todos os câmpus, da capital ao continente, para que exerçam seu direito inabalável de expressão, opinião e manifestação, sempre nos limites da Constituição e da convivência dos pontos de vista contraditórios que povoam nossa plural Instituição.

Nossa direção, sugerimos que, no dia 30 de maio, nenhuma atividade acadêmica que possa impossibilitar qualquer iniciativa, seja individual, seja coletiva, de engajamento nessa frente nacional em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade ocorra no âmbito da Universidade Federal do Maranhão.

Os concursos públicos e eventos já agendados (como o Intercom Nordeste) seguem sua programação normal.

Fotos: Rejane Galeno (Agência Tambor) e Divulgação

Veja também: