30M terá mostra científica, serviços à população e marcha

Além das organizações do 30 M em diversas cidades do Maranhão no Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública, na capital a programação começará às 9h com a mostra Ciência na Rua, na Praça Deodoro.

Na ocasião, será feita uma mostra de pesquisas científicas à população, demonstrando a relevância do investimento em Educação Pública: no Brasil, 90% das pesquisas produzidas são feitas em universidades e institutos públicos.

Durante o Ciência na Rua, além da apresentação de trabalhos, serão será feito o lançamento de livros, e prestados serviços à população, como aferição de pressão arterial, plantão psicológico, distribuição de cartilhas sobre os ataques contidos na proposta de contrarreforma da Previdência, coleta de assinaturas para o abaixo-assinado nacional contra essa proposta e mostrado na calculadora da Previdência o quanto a PEC 06, que trata do tema, atinge o tempo que os trabalhadores têm para se aposentar.

Outras cidades seguirão roteiro semelhante, com distribuição de material à população e realização de atos. A Apruma providenciou material e está enviado aos docentes nos vários campi da UFMA para dialogar com a população sobre as consequências dos cortes na Educação Pública e a contrarreforma da previdência e seus ataques às aposentadorias.

Em São Luís, a programação seguirá pela tarde, com concentração às 15h, também na Praça Deodoro, para um grande Ato em Defesa da Educação Pública, contra os cortes e perseguições, e contra a reforma da Previdência que ataca os trabalhadores.