30 de Maio: confira atividades e preparativos e participe!

Na Assembleia Geral da Apruma na última quinta-feira, 23, os presentes discutiram os preparativos para o Segundo dia Nacional de Lutas em Defesa da Educação, marcado para a próxima quinta, 30 de Maio.

O 30M terá como mote “Construindo a Greve Geral, contra a Reforma da Previdência e o corte de 30% na Educação”, acordado entre Andes-SN, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE), união Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), UNE, Associação Nacional de Pós-Graduandos, Fasubra, Sinasefe, Fenet e Contee.

Durante a Assembleia da Apruma, caminhou-se no sentido de somar com as atividades já planejadas pelos estudantes, com foco, além de atos e mobilizações, em mostrar a importância da universidade Pública para a sociedade. Diversas Assembleias Estudantis vêm acontecendo para também discutir os preparativos do 30M.

Assim, logo pela manhã do dia 30 pesquisadores – estudantes, docentes e técnicos – estarão com seu material na Praça Deodoro, Centro de São Luís, a partir das 9h, para a jornada Ciência na Praça.

Para participar da mostra expondo o trabalho científico, deve-se preenche o formulário no link a seguir, que funciona como uma espécie de inscrição na Jornada:

CIÊNCIA NA RUA: Clique AQUI para formulário de inscrição de trabalhos! O formulário é uma elaboração da Comissão “Ciência na Rua” para organização da exposição dos projetos e programas de universidades, institutos e escolas no dia 30 de maio na Praça Deodoro em São Luís – MA, a partir das 9h. A organização garantirá as tendas, água e lanche para os/as expositores/as; as demais necessidades estruturais ficará sob responsabilidade de cada grupo. Participe!

Visitas à Universidade

A Assembleia também deliberou a abertura das instalações da universidade pública para a sociedade. Funcionará da seguinte forma: o professor da Rede Pública, estadual ou municipal (educação básica e fundamental) que desejar trazer seus alunos para conhecer as instalações de laboratórios e demais dependências pode fazer agendamento prévio, e a Apruma buscará professores de diversas áreas para visitas guiadas. Para fazer o agendamento prévio, o professor pretendente pode enviar e-mail para a Secretaria da Apruma (apruma.secretaria12@gmail.com).

Ato pela Educação

À tarde, a partir das 15h, todos e todas se concentrarão na Praça Deodoro para mais um Grande Ato em defesa da Educação Pública, Gratuita, Laica e de Qualidade, contra os cortes que podem fechar universidades e institutos e precarizar ainda mais escolas estaduais e municipais, também atingidas pelos cortes. O ato também cerra fileiras contra a reforma da Previdência, que prejudica trabalhadores da ativa e aposentados e vem cuja aprovação vem sendo utilizada como chantagem contra a Educação pública, com os ministros da Economia e da Educação condicionando reposição do orçamento à aprovação desse ataque.

Chapadinha

Em Chapadinha, Assembleia do CCAA/UFMA está marcada para esta segunda-feira, dia 27 de maio, às 17h30 no Auditório, para discutir as ações do 30 de maio.

Bacabal

Em Bacabal, também houve reunião dia 23 para tratar dos preparativos do 30M. Compareceram representantes docentes da UFMA, IFMA e rede estadual, discentes da UFMA e representantes do SINPROESSEMA e Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Na ocasião, foi consolidada a frente Movimento pela Educação – Bacabal (MEB).

Outras cidades também estão em preparação, para fazer desse um grande dia de mobilização, tal como o último dia 15 quando dezenas de cidades no Maranhão se integraram à grande greve nacional da Educação. Tal como aquela data, esta também será mais um marco preparatório rumo à greve geral de 14 de junho.