Carta da Residência Universitária da UFMA em defesa da Universidade e da Educação Pública e de Qualidade

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

UNIDADE HABITACIONAL RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA – UHRU

CIDADE UNIVERSITÁRIA DOM DELGADO – BACANGA 65080805

CARTA DA RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA DA UFMA EM DEFESA DA UNIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO PÚBLICA E DE QUALIDADE

A assistência estudantil tem como um de seus princípios a democratização do acesso e permanência no ensino em todos os níveis, e através dela muitos alunos em situação de vulnerabilidade social podem concluir suas graduações. A Residência Estudantil é um dos serviços oferecidos pela UFMA e uma política de Assistência Estudantil prioritária aos estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Porém, não foi sempre assim. Nossa casa foi conquistada, e a gestão anterior desta Universidade fez tudo o que pôde para impedir. Apesar dos esforços, não foi possível calar a voz dos estudantes residentes, que foram às ruas e protestaram e fez-se até greve de fome. Se hoje temos estabelecida uma residência estudantil na Universidade Federal do Maranhão no Campus Dom Delgado, é porque existem jovens que lutam, e assim como lutamos para consegui-la iremos lutar para não perdê-la.

Fomos e iremos protestar contra esse desgoverno, contra o desmonte da universidade pública, e a favor de uma educação de qualidade e de fomento ao conhecimento científico necessário a formação profissional de cada estudante.

Os cortes de verbas para educação superior mascarados de contingenciamento representam uma afronta a todos nós, um verdadeiro ataque contra o ensino público gratuito e de qualidade, ensino esse que possibilitou o desenvolvimento do nosso país, que permite que o jovem negro da periferia sonhe com novos horizontes. Somos da Residência Universitária da UFMA, e dizemos não aos cortes de verbas anunciados pelo governo Bolsonaro e sairemos em defesa da nossa Universidade.

São Luís, 17 de maio de 2019

Coordenação da Residência Universitária – UFMA:

Glauciene Portela – Ala Feminina

Gilsandro Andrade – Ala Masculina