Documentário sobre os 40 anos da Apruma será lançado durante confraternização no dia 1º

No dia em que completa 40 anos de sua organização, a Apruma reunirá os docentes da UFMA para marcar o acontecimento. A Confraternização será realizada em 1º de dezembro, no Residencial Recepções (Avenida Mário Andreazza, 26, entre Turu e Cohama, próximo ao Bambuzal) a partir das 20h.

Na ocasião, será feita nova exibição da exposição fotográfica “40 anos de lutas & conquistas“, lançada em 24 de setembro, durante a cerimônia de lançamento da programação das 4 décadas da Apruma, que aconteceu no Palácio Cristo Rei. A mostra trará novidades como, além dos registros já feitos, momentos de atividades recentes desenvolvidas pela Apruma na resistência aos ataques a direitos, que se intensificaram das últimas eleições até agora.

Filme

Haverá ainda a primeira exibição do documentário homônimo à exposição fotográfica, “40 anos de lutas & conquistas“,  trabalho realizado pelo cineasta e professor da UFMA, Murilo Santos, cuja trajetória cinematográfica é reconhecida no Estado e no país.

Murilo ouviu duas dezenas de docentes que participaram, desde os tempos de constituição da Apruma até hoje, de lutas históricas dos movimentos pelas Educação Pública e pelos direitos sociais. Um registro fundamental sobre a organização docente no Maranhão e no país, que perpassa, também, a luta pela democracia, tanto à época do regime militar, quanto agora mais recentemente, e mesmo junto a parcelas da população que pouco ou nada puderam experimentar de uma efetiva abertura democrática, e que foram acompanhadas e caminharam juntas à luta docente.

Após a primeira exibição, o material voltará à produção para sua versão final, que também será mostrado durante o próximo Congresso do Andes, ano que vem em Belém.

A festa

A confraternização dos 40 anos contará, além dos momentos que mostram a força da resistência ao longo das últimas 4 décadas, com uma programação para descontrair e aproximar os professores e professoras que comparecerem, tanto os em atividade quanto os aposentados que contribuíram e que seguem contribuindo com essa luta. Na programação musical, a cantora Luciana Pinheiro apresentará seu repertório com interpretações marcantes da música popular. Haverá também a participação de DJ para animar a pista de dança. Até lá!