Confraternização dos 40 anos da Apruma acontece dia 1º de dezembro

A Apruma convida os docentes da UFMA para estarem juntos no dia que marca os 40 anos de fundação da entidade, 1º de dezembro. Nessa data, acontece, a partir das 20h, no Residencial Recepções (Avenida Mário Andreazza, 26, Olho d’Água, entre Turu e Cohama, próximo ao Bambuzal), a confraternização dos professores e professoras promovida pela Seção Sindical.

Na avaliação da Apruma, levando em consideração a atual conjuntura, esse será um momento para estar juntos, reunindo forças para a resistência que será necessária frente aos enfrentamentos que se anunciam, na defesa da Universidade pública e por uma sociedade efetivamente democrática e que respeite a dignidade dos trabalhadores da Educação.

Como forma de rememorar essa história de resistência e lançar luzes nas lutas que acontecem e acontecerão, a ocasião servirá também para lançar o documentário “Apruma 40 Anos de lutas e conquistas”, do cineasta Murilo Santos.

Dessa forma, se o aniversário da Apruma já seria motivo para celebrar, essa data histórica ganha ainda mais relevância num momento em que os docentes precisam, unidos, reafirmar os princípios sob os quais a Apruma foi fundada, há 4 décadas: naquela época, tal como hoje, essa unidade foi fundamental para atravessar um período delicado e obscuro da História. Será, pois, dessa forma, que se poderá resistir aos desafios que estão postos.

Para providenciar um espaço adequado a todos e todas, a Apruma solicita que se confirme presença através dos telefones (98) 98844 0401 ou 3272 8167 até dia 23/11.

Celebração dos 40 anos foi lançada em cerimônia no Palácio Cristo Rei

O calendário dos 40 anos de existência da Apruma, que surgiu, em plena ditadura, como Associação de Professores e que foi posteriormente transformada em Seção Sindical quando do surgimento do Andes Sindicato Nacional, foi lançado em emocionante cerimônia que aconteceu dia 24 de setembro, nas dependências do Palácio Cristo Rei. Na ocasião, foram homenageados alguns nomes que contribuíram com a História da Apruma – entre eles, seus membros fundadores que, reunidos dia 1º de dezembro de 1978, construíram a Apruma.

Na ocasião, houve ainda palestras com o presidente do Andes, professor Antonio Gonçalves, ex-presidente da Apruma por duas gestões; a professora Franci Gomes Cardoso, segunda mulher a presidir a instituição, e o professor Agostinho Ramalho Marques Neto, um dos primeiros presidentes da entidade (na gestão 1981-1983).

Houve ainda apresentação do Grupo Instrumental de Choro do Maranhão, coquetel e o lançamento da exposição Apruma 40 Anos de lutas e conquistas, com curadoria de Tamires Morais, que mostra momentos marcantes da entidade. O material da exposição fará itinerância nos centros e campi da Universidade Federal do Maranhão e também no próximo Congresso do Andes, que acontece de 28 de janeiro a 2 de fevereiro em Belém/PA.

Confira a seguir momentos da cerimônia no Palácio Cristo Rei, sede da reitoria da UFMA.