Confira momentos do Primeiro Encontro de Aposentados

O Primeiro Encontro de Aposentados da Apruma, realizado na tarde do último dia 25 de outubro no Viveiro Tracoá, foi muito bem avaliado pelos presentes. O evento foi promovido pela Seção Sindical através do GTSS/A (Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria) e integra o calendário de atividades de 40 anos da Apruma, que culmina com a festa de confraternização no dia de sua fundação, 1º de dezembro, a partir das 20h, no Residencial Recepções, localizado na Avenida Mário Andreaza, em São Luís (participação já pode ser agendada na Secretaria da Apruma).

Na oportunidade, eles aproveitaram para elencar quais as principais bandeiras de luta do segmento devem continuar a ser defendidas pelo Sindicato Nacional e pela Seção Sindical. No destaque, a defesa dos direitos adquiridos, com especial atenção para a questão da paridade com os docentes da ativa, além de demonstrarem preocupação com as perdas salariais.

Além das discussões importantes – na ocasião foi exibida a palestra sobre empréstimo consignado, proferida pela professora Rivânia Moura durante o XIX Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria do ANDES-SN realizado em São Luís ano passado – eles também aproveitaram para se confraternizar e saudar o papel desempenhado pela Apruma na defesa de seus direitos.

O local, cercado pela natureza, estimulou a realização de um encontro leve e aprazível, que deve ser o primeiro de uma série que aí se iniciou. A música ao vivo também ajudou a montar o ambiente de confraternização entre os participantes. Para eles, essa é uma demonstração dada pela Apruma de que, “agindo em conjunto, os professores se fortalecem” – algo essencial na atual conjuntura. As falas destacaram que a Apruma é “o nosso instrumento de representação na luta por direitos”, além de ser “nosso espaço de resistência“.

As imagens a seguir, feitas por Natália (funcionária da Apruma) e pela professora Sara Fiterman (Campus Pinheiro, membro do GTSS/A) demonstram um pouco do ambiente partilhado pelos participantes do I Encontro, que teve como título “Aposentados em Movimento”: