Andes-SN abre prazo de trabalhos para revista Universidade e Sociedade nº 63

A circular 199/18, emitida pelo Sindicato Nacional para as seções sindicais nesta terça-feira, 17 de julho, comunica a abertura de prazos para a edição 63 da revista Universidade e Sociedade, a ser lançada durante o 38º Congresso do Andes, quer acontece em janeiro de 2019.

Confira a seguir o teor da circular, que informa ainda o tema da edição e as normas para publicação de artigos, além de informações gerais sobre a publicação:

A Revista Universidade & Sociedade -US é uma publicação semestral, editada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – ANDES-SN, cujo intuito é fomentar as pesquisas e debates relacionados tanto às experiências no campo da pesquisa acadêmica como oriundos das experiências sindicais e sociais acerca de temas de relevância para as lutas empreendidas pelo(a)s docentes em busca de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, em âmbito nacional.

A diretoria do ANDES-SN deliberou que o tema central do número 63 da revista US será “A Reforma de Córdoba: permanências e rupturas nas lutas pela educação pública e gratuita”. Enfatizamos que pensar e construir uma universidade a partir da América Latina era um dos desafios que o movimento estudantil de Córdoba, na Argentina, defendeu em seu manifesto de 21 de junho de 1918. A história das instituições europeias que fincaram raízes em solo americano, ainda durante o período colonial, é marcada por polêmicas relacionadas à existência de especificidades em tais instituições, em um lugar diferente de suas origens. A chamada reforma de Córdoba é considerada um marco na história das universidades latino-americanas por ser pioneira na construção de um modelo institucional que atribuiu uma identidade e um modelo de atuação renovado no ensino superior.  [texto extraído de http://www.reformadel18.unc.edu.ar/manifiesto.htm].

A edição de nº 63 será lançada no 38º CONGRESSO do ANDES-SN, em janeiro de 2019. Além dos artigos temáticos, também são aceitos artigos sobre questões da educação superior brasileira tais como: estrutura das universidades, sistemas de ensino, relação entre universidade e sociedade, política universitária, política educacional, condições de trabalho, questões de cultura, artes, ciência e tecnologia, apresentação de experiências de organização sindical de outros países, além de resenhas críticas de livros.

Os artigos enviados para Revista deverão obedecer à normatização anexa [link ao final da matéria] e ser submetidos até o dia 21 de setembro de 2018. Esclarecemos que os artigos devem ser encaminhados para o endereço eletrônico: andesregsp@uol.com.br

Anexo-Circ199-18