Semana traz atividade Pré-Encontro Nacional da Educação

As entidades incorporadas na luta pela Educação pública, Laica, Gratuita e de Qualidade no Maranhão e no país, pautadas na construção de um projeto de Educação que parta das concepções da classe trabalhadora, entre elas sindicatos, diretórios e demais movimentos, atenderam ao chamado do GTPE (Grupo de Trabalho de Política Educacional da Apruma) para construir as atividades Pré-ENE no Estado e mobilizar para o III ENE, que se realizará em abril de 2019 em Brasília.

Dessa forma, vêm acontecendo reuniões que estão buscando consolidar uma agenda que cubra o Maranhão com essa pauta, culminando no Pré-ENE que deve acontecer em fins do próximo semestre.

Como atividade deste calendário, o Sinasefe Monte Castelo organizou a palestra que acontece esta semana com o professor Dante Henrique Moura (IFRN), que discutirá “Reforma do Ensino Médio: resistência e defesa do Ensino Médio Integrado da Rede Federal de Educação EPT”.

A palestra (veja cartaz abaixo) acontece na próxima quinta-feira, 21, às 8h30, no Auditório Florise Pérola, no IFMA Monte Castelo, em São Luís. Para se inscrever para a atividade, clique AQUI.

O professor Dante Henrique é Técnico em Eletrotécnica pela Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (1979), possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986) e doutorado em Educação pela Universidade Complutense de Madri (2003). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 1986, onde leciona disciplinas do núcleo Formação Pedagógica nas licenciaturas oferecidas pela Instituição.

Lançamento de livro

Além da palestra, a atividade noIFMA também contará com o lançamento do livro “Sujeitos políticos em defesa da Educação Pública no Maranhão”, organizado pelas professoras Lícia Cristina Araújo da Hora (IFMA) e Maria de Fátima Félix Rosar (UFMA), que devem estar presentes juntamente com outros autores da obra.

A participação dos setores que estão construindo o Pré-ENE é de fundamental importância, para consolidar o calendário, bem como as atividades e o projeto que se pretende discutir.

Reunião

O Coletivo de construção do III ENE e do Pré-Ene já tem data marcada para novo encontro, em reunião estendida do GTPE/Apruma. Todos e todas que desejarem somar às atividades estão convidadas/os: a próxima reunião acontece dia 26 de junho, às 17h, no Auditório Ribamar Carvalho, Área de Vivência do Campus do Bacanga.