Estudantes relembram conquista da “Casa no Campus” nesta sexta-feira: todo/as estão convidados/as!

Nos dias finais de novembro do agitado ano de 2013 até o começo de dezembro daquele ano, os estudantes da UFMA travaram uma batalha que unificou movimentos sociais, movimento estudantil e docente e a comunidade de entorno do Campus do Bacanga para garantir o direito fundamental à moradia dos estudantes que dependiam de assistência estudantil para seguir com seus estudos na Universidade Federal do Maranhão.

Nesses “dez dias que abalaram a UFMA”, os estudantes Josemiro, Daniel e Rômulo tiveram de fazer greve de fome e se acorrentar ao prédio que deveria ser destinado à Residência Estudantil no Campus, deflagrando o movimento que entrou para a História da Universidade como “Eu quero uma Casa no Campus”, para que a reitoria de então não desviasse a finalidade do edifício, e finalmente entregasse aquelas instalações para a morada nos estudantes.

Aqueles eram tempos de verbas gordas do Reuni, utilizadas então na Universidade de forma antidemocrática e autoritária, sem assegurar assistência estudantil adequada, e voltadas para a construção de um legado de obras faraônicas e muitas até hoje inacabadas, como a Biblioteca Central, à entrada do Campus do Bacanga, e outras que, mesmo entregues, já apresentam problemas.

Momento de Celebração

Nesta sexta-feira, dia 15 de junho, finalmente a Residência Universitária Unidade Habitacional – UFMA Campus será definitivamente entregue como moradia estudantil (até hoje há um totem à sua entrada dando a casa como “provisória”).

Os estudantes moradores da Residência convidam a comunidade acadêmica para a inauguração das instalações, bem como para relembrar a história dessa conquista. A cerimônia acontecerá às 17h desta sexta-feira, 15, em frente à Residência, no Campus do Bacanga, próximo ao portão que liga a UFMA ao bairro do Sá Viana.

A cerimônia será um momento de celebração, servindo ainda para lembrar que muitas lutas por uma adequada assistência estudantil e políticas efetivas de permanência na Universidade ainda devem ser travadas, como, por exemplo, mais residências estudantis que atendam a demanda em todas as unidades da UFMA, Restaurante de qualidade, bolsas etc.

Para celebrar o que foi feito e se preparar para o que virá, todos à comemoração da Casa no Campus nesta sexta-feira às 17h!