Apruma reúne-se com Reitoria da UFMA

Aconteceu, na tarde desta terça-feira, 29, reunião entre a Diretoria da Apruma e a Administração Superior da Universidade Federal do Maranhão. Na pauta, itens que serão discutidos também em Assembleia Geral dos Docentes que acontecerá na próxima terça-feira, dia 5 (veja AQUI): Sede Náutica, Controle Acadêmico e outros assuntos.

Sobre a Sede Náutica, a Reitoria se comprometeu, até a próxima segunda-feira, 4 de junho, a apresentar o documento sobre a propriedade do terreno,  documento essencial para que tanto a Universidade quanto a Apruma possam  definir como agir em relação à área.

Sobre o controle acadêmico, a pró-reitora de Ensino, presente à reunião, expôs informações sobre a situação docente, segundo ela, de acordo com o sistema SIGAA.

A pró-reitora informou que a Universidade está buscando meios de adequar as imposições do Tribunal de Contas da União, da Advocacia-Geral da União e da Controladoria Geral da União à realidade da Universidade. A Apruma ponderou, então, que seguirá na defesa irrestrita da autonomia universitária contra ingerências externas. Nesse sentido, a diretoria da Seção Sindical indicou a realização de um amplo fórum que aprofunde o debate sobre a questão, levando em consideração a diversidade do trabalho docente.

A reunião tratou ainda da estrutura de acessibilidade na Área de Vivência do Campus do Bacanga, que carece de adaptações que promovam a mobilidade no local, necessidade essa já apresentada pela Apruma. A Administração Superior comprometeu-se a atender o pleito.