Eleições para coordenações e departamentos da UFMA acontecem nesta terça-feira, 24

Acontecem nesta terça-feira, 24, as eleições para chefes de Departamento Acadêmico e Coordenador/a de curso de graduação presencial das Unidades Acadêmicas da UFMA e para Coordenador/a de Ensino Médio do Colun.

As eleições serão realizadas das 8h30 às 21h30 em todos os Centros e campi da UFMA e no COLUN. A Comissão responsável preparou todo o material necessário como cédulas de votação, composição das mesas etc, e a APRUMA, que se fez representada na Comissão pela sua diretoria de Dignidade Humana, professora Marise Marçalina, ressalta a importância da participação no processo: “As eleições são para todos os departamentos e coordenações de curso, e para a coordenação de Ensino do COLUN/UFMA, e é preciso que se faça uso do nosso direito de se manifestar, participando desse processo”, ressalta a professora Marise.

A professora Sirliane Paiva, presidente da APRUMA, ressalta que essa é a primeira vez que a Administração Superior da UFMA leva o processo para os campi do continente. Nas administrações anteriores, mesmo com a Apruma sempre se manifestando pela necessidade de que o processo fosse estendido a estas unidades, não havia eleições para os cargos, que eram indicados pelo reitor. Desta vez, as coordenações de cursos do continente também serão escolhidas pelo processo eleitoral.

“Anteriormente, mesmo com a Procuradoria Jurídica dando parecer favorável a que as coordenações de curso do continente também participassem do processo, e a Apruma lutando para que isso acontecesse, os cargos eram indicados pela Administração, e desta vez não será assim que vai acontecer, e é importante se ressaltar esse avanço e se estimular que a comunidade participe do processo”, esclarece a professora Sirliane.

Segundo o Calendário previsto no Edital que rege o processo, o resultado final será divulgado no dia seguinte, 25 de abril (quarta-feira):

 

24 de abril de 2018 Realização das eleições, das 8h30min às 21h30min; Apuração dos votos;
Até 25 de abril de 2018 Divulgação oficial do resultado final;
Até 25 de abril de 2018 Emissão de relatório circunstanciado

dos trabalhos.