Eleições Apruma: Chapa Apruma Democrática e de Luta elege-se com 91,55% dos votos válidos

Num processo que culminou com a maior participação da base dentre as últimas três eleições para a diretoria e Conselho de Representantes da Apruma (todas elas com a inscrição de apenas uma chapa, numa demonstração de coesão do movimento docente na Universidade) a composição “Apruma Democrática e de Luta” sagrou-se eleita para o biênio 2018-2020 à frente da Seção Sindical.

Foram 184 dos 201 votos válidos. Fora estes, houve mais 9 votos nulos, de um total de 210 professores que compareceram às urnas instaladas em todas as cidades em que há campi da UFMA, além de diversas unidades em São Luís:

 

Defesa dos direitos e da democracia

A boa participação dos professores da UFMA referenda as bandeiras que já vêm sendo defendidas pela Apruma, tanto no que diz respeito às batalhas da categoria de modo específico, quanto à aproximação dos demais sindicatos e movimentos populares, reafirmando o caráter classista tanto da Apruma quanto do Andes Sindicato Nacional.

Aliás, o mote da chapa – “Nenhum direito a menos“, vai nesse sentido, de fortalecimento das lutas em defesa dos direitos, como as que vêm sendo empreendidas conjuntamente ao longo dos anos e, de modo mais intenso, desde o impeachment e a ascensão ao poder de um presidente ilegítimo que se ocupa 24h ao dia em retirar direitos dos trabalhadores (trabalhistas, previdenciários e direitos sociais de toda ordem).

Além disso, a defesa clara da democracia já no nome da chapa também aponta nessa direção, de que na exceção não há cenário para manutenção de direitos a não ser com a intensificação das lutas em sua defesa. Essa parece ser a opção (de se manter nas fileiras da defesa das conquistas dos trabalhadores) não apenas dos que se propuseram a representar o movimento docente, mas parece ser, também, a opção da base ao referendá-los.

Dessa forma, a nova gestão da Apruma fica assim desenhada:

“Apruma Democrática e de Luta”

Gestão 2018-2020

Diretoria Executiva:

Presidente: Sirliane de Souza Paiva

Vice-Presidente: Ilse Gomes Silva

Secretário Geral: Aurean D’ Eça Júnior

Primeira Secretária: Marizélia Rodrigues Costa Ribeiro

Diretor Administrativo-Financeiro: Saulo Pinto Silva

Primeiro Tesoureiro: Adelaide Ferreira Coutinho

Diretor de Interiorização: Elena Steinhorst Damasceno

Diretor Adjunto de Interiorização: Célia Soares Martins

Diretor de Relações Sindicais e Populares: Micael Carvalho dos Santos

Diretor Acadêmico, Cultural e Social: Denise Bessa Leda

Diretora de Dignidade Humana: Marise Marçalina de Castro Silva Rosa

Conselho de Representantes:

Francisca Socorro N. Taveira  – CCET

Jerias Alves Batista – CCET

Joselene Ribeiro de Jesus Santos  – CCET

Josenildo de Jesus Pinheiro – CCH

Elisa Maria dos Anjos – CCH

Almir Ferreira da S. Júnior – CCH

Samarone Carvalho Marinho – CCH

Ana Letícia Burity da Silva – CCSo

Maria Mary Ferreira – CCso

Rosemary Ferreira da Silva- CCSo

Marly de Jesus Sá Dias – CCSo

Mônica de Nazaré Ferreira de Araújo – CCSo

Maria da Gloria Serra Pinto de Almeida – CCSo

Ana Lúcia G.de A. Santos– CCBS

Andrea Lucia Almeida de Carvalho – CCBS

Luiz Alves Ferreira – CCBS

Silvana Martins de Araujo– CCBS

Raimundo Antonio Gomes Oliveira – CCBS

Liscia Divana Carvalho Silva – CCBS

Patrícia de Maria Silva Figueiredo – CCBS

Maria Jandira de Andrade Sousa – COLUN

Maria Tereza Lyra Lopes – COLUN

Mariana Leis Balsalobre– COLUN

Betânia Oliveira Barroso – Imperatriz

Raimundo Edson Pinto Botelho – Bacabal

James Ribeiro de Azevedo – Chapadinha

Luiz Eduardo Neves dos Santos – Pinheiro

Anne Caroline Nava Lopes – Codó

Thiago Pereira Lima– São Bernardo

Ubiratane de Morais Rodrigues– Grajaú

Regina Maria Mendes Oliveira – Balsas

Votação

Durante toda a última quarta-feira, militantes históricos do movimento docente, aposentados e da ativa, apresentaram-se à Sede da Apruma para votar, além da presença recorde nos demais centros, campi e unidades da Universidade.

Na rede WhatsApp Apruma Notícias, a participação no processo foi saudada pela nova presidenta da Apruma, cuja posse (juntamente com toda a nova gestão) estava marcada para o próximo dia 15, mas foi remarcada para o dia 17, quarta-feira, às 16h30, no Auditório Ribamar Carvalho, na Área de Vivência do Campus do Bacanga. Assim, houve retificação do Edital que convocou as Eleições. A professora Sirliane Paiva agradeceu “a todos que exerceram o direito de votar; inclusive aos que votaram em branco e nulos”.

Os resultados também foram celebrados na rede: “Sucesso para a próxima gestão”, desejou o professor Alcântara (Desoc), ecoado pelo professor Kennedy, do mesmo Departamento; “Parabéns pelos resultados  da eleição!!! Viva!!!”, festejou a professora Mônica (Turismo); “Parabéns pelo resultado da votação. Na luta até a vitória sempre!”, destacou Josefa Batista Lopes (Serviço Social); “Parabéns aos diretores reconhecidos nas urnas para uma jornada de lutas e conquistas dos professores da UFMA e da classe trabalhadora. Um abraço, estarei junta sempre na luta!”, disse a professora Rosilda Dias (Enfermagem), entre outros.

As eleições encerraram-se às 20h desta quarta-feira, 10, em todas as unidades da UFMA. Na sequência, a professora Joanita Mota de Ataíde, da Comissão Eleitoral (presidida, por sua vez, pelo professor Claudio Mendonça/Colun e contando ainda com a participação do professor Bartolomeu/Colun), comandou a apuração, enquanto presidente da Mesa Apuradora Geral.

Acompanharam essa etapa do processo mesários, membros da atual gestão da APRUMA e também da Chapa 1 – Apruma Democrática e de Luta, funcionárias da Apruma, e a Assessoria Jurídica da entidade.

Dos votos, 91,55% foram destinados para a Chapa 1, naquela que foi classificada pelo professor Antonio Gonçalves como a que teve “a participação mais expressiva das últimas eleições”. A Ata de Apuração, lavrada pela Mesa ao final do processo, já se encontra afixada no mural na Sede Administrativa da Apruma para ser conferida pelos docentes.

 

Curta a página da Apruma Seção Sindical no Facebook;

Siga-nos no Twitter: @apruma

Siga-nos no Instagram: @aprumasecaosindical