Conselho de Representantes da Apruma reúne-se nesta quarta-feira no Campus Bacanga

Acontece nesta quarta-feira, dia 1º, às 17h, no Auditório Ribamar Carvalho (Área de Vivência do Campus do Bacanga), a reunião do Conselho de Representantes da Apruma, aberta à participação da comunidade universitária.

O Conselho, composto por docentes que representam todas as unidades acadêmicas da UFMA, tratará de duas questões consideradas urgentes neste momento: a proposta de nova resolução para planejamento acadêmico, cujo prazo de sugestões foi aberto pela Administração Superior até o dia 6 de novembro; e o calendário de mobilização referendado na última Assembleia Geral da Seção Sindical, com paralisação e greve geral prevista para o próximo dia 10, contra medidas anunciadas pelo governo de Michel Temer, como o aumento da contribuição previdenciária e quebra dos acordos de reajuste salarial divulgados recentemente.

Sobre a revisão da resolução de planejamento, a avaliação feita durante a última Assembleia é que ela prejudica a atividade docente, ao prever, por exemplo, a redução da carga para até 4h para quem exercer atividade de gestão. Essa seria uma forma de manter o desvio que se pretendeu corrigir com a revisão da resolução de progressão, continuando a privilegiar a gestão em detrimento do ensino, da pesquisa e da extensão. Outro ponto colocado foi que o prazo para contribuições é exíguo, ainda mais levando-se em consideração os dias de feriados, o que fez com que fosse indicada a solicitação de extensão desse tempo. Além da revisão do planejamento acadêmico, a Administração Superior pretende rever também as normas de organização da graduação (resoluções 837 e 1175).

Sobre a mobilização, o Conselho analisará medidas para fazer com que a greve do próximo dia 10 seja efetiva também nos campi do continente.

Com assuntos que são de interesse geral da comunidade acadêmica, a reunião será aberta, também, para não membros: todos os docentes podem e devem participar.