APRUMA convoca nova Assembleia Geral Extraordinária

Com o objetivo de discutir as condições de trabalho dos docentes na Universidade Federal do Maranhão, notadamente as dos que labutam nos campi do continente, além de iniciar as discussões sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, a APRUMA CONVOCA todos os docentes para ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, que se realizará na seguinte data e local:

ASSEMBLEIA GERAL DA APRUMA

DIA 23 DE JUNHO DE 2017, SEXTA-FEIRA, 16h30

NO AUDITÓRIO RIBAMAR CARVALHO (ÁREA DE VIVÊNCIA DO CAMPUS DO BACANGA)

PAUTA: 1. INFORMES; 2. CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE NA UFMA, COM ÊNFASE NOS CAMPI DO CONTINENTES E; 3. DISCUSSÃO SOBRE O PDI/UFMA

A Assembleia tenta, através da deliberação coletiva, apontar soluções para os graves problemas que ocorrem nas unidades da UFMA. Para lembrar, recentemente o Ministério Público Federal realizou Audiência Pública para discutir o futuro do Campus Pinheiro, cuja falta de estrutura está impossibilitando a permanência dos cursos no campus.

Por outro lado, recentemente a Administração Superior tentou fazer aprovar no Conselho Universitário o Plano de Desenvolvimento Institucional da Universidade, sem ouvir a comunidade e com pouca referência aos campi do continente.

Durante a Sessão do Consun realizada no último dia 13 de junho, a representante da Seção Sindical no Conselho, professora Marise Marçalina, sugeriu a retirada de pauta desse tema e a abertura de consulta aos professores. Por 29 votos favoráveis e 11 contrários, a solicitação foi acatada. Posteriormente, a Universidade enviou mensagens aos docentes informando que a Minuta do PDI 2017-2021 está aberta para consulta e sugestões, que podem ser encaminhadas via e-mail para a Universidade até o próximo dia  13 de julho. Em razão da necessidade de se abrir discussão sobre esse tema e outros semelhantes, como o Plano Pedagógico Institucional e o Plano Estratégico da UFMA, a Assembleia Geral terá como ponto de pauta as discussões sobre a participação efetiva dos docentes no assunto.

Os temas abordados pela Assembleia são de importância para as atividades cotidianas no âmbito da comunidade acadêmica. Em razão disso, a APRUMA reforça a necessidade de participação da categoria neste fórum deliberativo. Todos e todas à Assembleia!